Mostra Novos Talentos movimenta a Casa de Cultura de Teresópolis

Você está visualizando atualmente Mostra Novos Talentos movimenta a Casa de Cultura de Teresópolis

Exposição coletiva poderá ser visitada a partir de 17 de junho

Contempladas pelo edital Festival das Artes, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, as artistas Hana Brenner, Íra Barillo, Marina Bravo e Raquel Amaral vão apresentar os seus trabalhos fotográficos na Mostra Novos Talentos. A exposição coletiva poderá ser visitada de 17 de junho a 23 de julho, de segunda a domingo, das 10h às 17h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Fátima). Entrada franca.

“A Mostra Novos Talentos é resultado do Edital Festival das Artes, lançado em 16 de novembro de 2022 pela Secretaria de Cultura e que premiou 25 projetos nas diversas linguagens artísticas, como teatro, música, literatura e artes visuais. Os artistas inscreveram seus projetos no Edital e tiveram seus trabalhos avaliados por pareceristas residentes em várias regiões do Brasil, sendo quatro selecionados dentre muitos”, explica a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

“Nossa gestão continua investindo no incentivo às artes, na democratização do acesso à cultura e ampliando as oportunidades dos nossos artistas apresentarem as suas obras”, pontua o Prefeito Vinicius Claussen.

A mostra: As obras exibidas têm como fio condutor a representatividade, a expressividade e a quebra de paradigmas, estabelecendo leituras que se aprofundam nas questões da vivência e do estético. O visitante terá a possibilidade de estabelecer uma conexão com o universo apresentado pelos artistas, entregando-se à contemplação das obras e abrindo espaço para reflexões e mudanças de conceitos já estabelecidos.

Nas suas trajetórias, as artistas demonstram comprometimento com a pesquisa e com a investigação das infinitas nuances da expressão artística, transitando por técnicas e formatos variados, mas sempre direcionando seu olhar para o novo, o inusitado e para possíveis formas de expressão descoladas do óbvio e do rotineiro.

Artistas e suas obras: A performer, arte-educadora, artista visual e bailarina pesquisadora Hana Brenner apresentará a exposição ‘Colheres’. Reúne 10 fotografias, entre imagens únicas, dípticos, trípticos e sequências que criam uma narrativa visual como desdobramento das relações corpo-espaço-objeto. Em sua atual pesquisa, a artista investiga as relações e simbologias da colher de pau, elemento tão corriqueiro quanto antigo e ancestral.

Íra Barillo faz fotografias, colagens e bordados sobre monstruosidade, identidade e o grotesco. Ela participa com a exposição de sete imagens do trabalho ‘Besta Fera’, uma série de colagens digitais impressas no formato lambe-lambe, criadas a partir de autorretratos e imagens encontradas em websites de domínio público, em acervos de museus ou no arquivo pessoal da autora.

Historiadora e educadora de formação, Marina Bravo vai apresentar o projeto ‘Cenas por trás das lentes – O Teatro e seus artistas nas Artes de Teresópolis’. A exposição de fotografias será uma consagração aos artistas locais que formam e avivam as artes cênicas no município. Uma coletânea que também celebra a realização deste Festival das Artes de Teresópolis.

Artista transdisciplinar, colagista e designer gráfica independente, Raquel Amaral vai expor a instalação com projeção ‘Território Pele’. O projeto é uma composição de vídeo, áudio, fotografias e ambientação com tecidos de voil e faz um passeio pela pele, o maior órgão do corpo humano, criando paisagens com relevos, texturas, luzes e sombras. Durante esse percurso, são ouvidos áudios de pessoas descrevendo paisagens que estão em suas memórias.

Arte: Ricardo Guarilha