Mês da Diversidade: Festival do Orgulho LGBTQIAP+ movimentará Teresópolis

Você está visualizando atualmente Mês da Diversidade: Festival do Orgulho LGBTQIAP+ movimentará Teresópolis

De 18 a 25 de junho acontecerá o 1º Festival do Orgulho LGBTQIAP+ de Teresópolis. A realização é do Coletivo LGBTere, com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Esporte e Lazer, para celebrar o Mês da Diversidade, comemorado em junho.

Na programação, palestras, oficinas artísticas, cine e debate, feira de artes, shows de talentos e performances na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e partidas de Gaymada e Sapabol, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara – o Pedrão, na Várzea. Outras atrações acontecerão no campus do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos), no Alto, e nos bares Brewzin, Alto, e A Irlandesa, no bairro Santa Cecília. Entrada franca.

O mês de junho foi escolhido para celebrar a diversidade por causa dos eventos ocorridos em 28 de junho de 1969, conhecidos como a Rebelião de Stonewall, em Nova Iorque. Os acontecimentos marcaram o início do movimento pelos direitos e visibilidade da comunidade LBGTQ+.

Programação:

• 18/06, Domingo:
  • 11h, Abertura do Festival – Coordenação do Coletivo LGBTQIAP+ & Abertura da Exposição de Artes.
  • 11h30 a 12h30, Show LABDelax & d.i.d.r.3.
  • 13h, Mesa de Abertura – O Estado e a promoção dos direitos LGBTQI+. Convidados: Cléo Jordão – Secretária de Cultura de Teresópolis; Agatha Giselle e Carol Quintana – Coordenadoras Coletivo LGBTere; Deputada Estadual Dani Balbi; Indianarae Siqueira – Idealizadora da Casa Nem; Ernane Alexandre – Superintendente de Políticas públicas LGBTQI+ da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Janaína Oliveira – Presidenta do Conselho Nacional LGBTQI+.
  • 15h às 16h, Show ReFuturo Dub.

• 19/06, Segunda-feira:
  • 17h às 18h30, Oficina de Teatro – Ruy Assumpção.
  • 18h30 às 20h, Oficina de Passarela e Postura – Feer Massoti.

• 20/06, Terça-feira:
  • 17h às 20h, Cine & Debate – Ruy Assumpção & Convidados.

• 21/06 – Quarta-feira:
  • 13h às 15h, Oficina de Teatro – Ruy Assumpção.
  • 15h às 16h30, Oficina de Dança – Ramon Félix.

Entrada franca.

• 17h30, Roda de Conversa sobre a saúde da população LGBTQIAP+. Convidados: Coletivo LGBTerê, Alexia Pattron, Enfermeira Cissa, Giovanna Venture e a Divisão de Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde.

Local: Campus Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos (Av. Alberto Torres,        111, Alto).

• 22/06, Quinta-feira:
  • 17h às 18h, Oficina de Maquiagem – Giovanna Venture.
  • 18h às 20h, Mesa 2 – Violência, Direito, Justiça e Cidadania para a Comunidade LGBTQI+. Convidados: Flávia Bach da Fonseca – Presidente da OAB Diversidade Teresópolis; Marina Sanches – Membra da Comissão OAB Mulher e da Comissão de Direitos Humanos; Nicole Blass – Advogada e Mestranda do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ.

Entrada franca.

• 20h, Onírica e Cat Fight com a House of Cabal.

Local: Bar Brewzin (Rua Sloper, 232, Alto).

• 23/06, Sexta-feira:
  • 16h às 18h, Oficina de Teatro – Diego Prata.
  • 18h às 20h, Oficina de Dança – Ramon Felix.
  • 18h às 20h, Mesa 3 – Educação, Empregabilidade e Cidadania LGBTI +. Convidados: Adriana Gaspar – Professora e Diretora do Colégio Estadual Hygino da Silveira; Tarso Lucas – Estudante de Letras e membro fundador do Coletivo LGBTere; Eliane Moraes – Secretária de Desenvolvimento Social de Teresópolis; Cláudio Nascimento – Presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTQI+.
  • 19h30 às 20h, Sarau Poemas – Tarso Lucas.

• 24/06, Sábado:
  • 11h às 17h, Ação de Testagem Rápida e Divulgação dos programas em cuidado à saúde – Divisão de Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde.
  • 11h30 às 14h, Dia da Beleza – Oficina de Maquiagem – Alexia Pattron & Feer Massoti.
  • 15h às 17h, Show de Talentos – Apresentações das oficinas de Dança, Teatro e Passarela e Postura.

Entrada franca.

• 17h, Ballroom de Vogue – Onírica, Caio, Mc Pimenta e convidades.

Local: Bar A Irlandesa (Rua Cecília Meirelles, 847, bairro Santa Cecília).

• 25/06, Domingo:
  • 14h, Abertura das Atividades Recreativas com Erika Marra & a Secretária de Esportes e Lazer, Gisele Fernandes.
  • 14h às 19h, Gaymada e Sapabol.

Local: Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea).

Entrada franca.

• 18h, After de Encerramento do Festival do Orgulho; Show Patrícia Quinteiro & Pamela Rezende.
  • 19h, Festa Rocket – Felipe Cabral.

Local: A Irlandesa (Rua Cecília Meirelles, 847, bairro Santa Cecília).

(Fonte: Coletivo LGBTere)