Mais segurança para os estudantes: vans escolares passam por vistoria

Você está visualizando atualmente Mais segurança para os estudantes: vans escolares passam por vistoria
Compartilhar:

A Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis realizou, nesta quarta (1º) e quinta (2), a vistoria semestral das vans utilizadas no transporte escolar. A fiscalização aconteceu na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea. Quem não compareceu, deve comparecer à Secretaria M. de Segurança Pública (Coordenadoria de Engenharia de Tráfego) para agendar a vistoria. A partir da próxima segunda-feira, 6, início das aulas, serão feitas ações de fiscalização desse transporte em diversos pontos da cidade.

Os agentes da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e da Divisão de Trânsito e Concessões, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, vistoriaram o funcionamento de todos os equipamentos de segurança, como cintos de segurança e extintores de incêndio. A parte técnica das vans também é avaliada, como luz de freio, espelhos e o estado dos pneus.

O foco principal da ação é melhorar o serviço prestado pelos motoristas das vans, visando à segurança das crianças que utilizam este tipo de transporte e também do condutor. “É importante a gente fazer a vistoria tanto para nossa tranquilidade de ter a documentação em dia e também para as nossas crianças, o bem mais precioso de uma família”, disse Luana Gomes da Silva, motorista de van.

A vistoria acontece a cada seis meses e um dos objetivos é atender a demanda de reclamações sobre as vans clandestinas recebidas pela Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis. Essas vans são usadas por motoristas que não têm seu serviço regularizado pela Prefeitura.

“Ao contratar o serviço de van escolar, os pais devem se informar sobre a sua legalização e se ela passou nos quesitos de inspeção”, alerta o coordenador da Engenharia de Tráfego da Guarda Municipal, João Carlos Ribeiro.

Os motoristas que não compareceram à vistoria devem comparecer ao setor de Engenharia de Tráfego, na Secretaria de Segurança Pública, que fica no Centro Administrativo Municipal (Av. Lúcio 375, 2º piso – Várzea / antigo fórum), munido dos documentos pessoais e do veículo, para fazer o pedido de vistoria. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h.

A fiscalização dos veículos que fazem transporte escolar começa na próxima semana. Quem estiver irregular, sofrerá as sanções cabíveis, como aplicação de multa, perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação e suspensão da permissão para atuar no serviço.

Fotos: Sidney Ponte