Mais de 900 alunos da Rede Municipal participam do 1º Dia Olímpico de Teresópolis

Você está visualizando atualmente Mais de 900 alunos da Rede Municipal participam do 1º Dia Olímpico de Teresópolis
Compartilhar:

Evento promovido pelo COB tem o objetivo de divulgar as modalidades olímpicas 

Mais de 900 alunos das escolas municipais de tempo integral (EMOTs e GEO) participam, nesta terça, 25, e quarta, 26, do 1º Dia Olímpico de Teresópolis. Promovido pelo programa ‘Transforma’ do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), o evento, que tem o objetivo de divulgar as modalidades olímpicas, conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e do Clube Comary. Uma presença especial alegrou ainda mais as crianças, o mascote do COB/Time Brasil Ginga.

A secretária de Educação, Satiele Santos, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a felicidade da Secretaria ter conseguido trazer a atividade para o município. “Hoje é um dia muito feliz em que se concretiza a parceria fechada com o COB. O programa ‘Transforma’ tem sido de extrema importância para os nossos alunos na caminhada pós-pandemia. Não é só uma questão pedagógica que deve ser levada em conta, tudo o que vem sendo trabalhado nesse programa, que traz alegria, acolhimento, carinho para a vida das crianças. Os aprendizados absorvidos serão levados por toda a vida delas”, enfatizou Satiele, agradecendo ao COB pela parceria e ao Prefeito Vinicius Claussen pelo apoio e incentivo às ações da Educação Municipal.

Educadores das EMOTs (Escolas Municipais Olímpicas de Teresópolis) e do GEO (Ginásio Experimental Olímpico) Rose Dalmaso, também destacaram os benefícios do Dia Olímpico. “Esse é um momento especial, com apresentação sobre todo o movimento olímpico desde a criação dos jogos, de uma forma lúdica e interativa, com experimentação de Judô, Atletismo, Basquete e Badminton, e a presença do mascote Ginga. Será um dia inesquecível para as crianças. É para elas que a gente trabalha e que a gente quer que esses valores façam parte da vida delas”, pontuou Leonardo Mussel, coordenador do projeto GEO no CEDAL (Centro Educacional Rose Dalmaso).

“Na escola, trabalhamos a valorização da cultura e da identidade local e a ampliação da visão de mundo. E esse evento soma muito para a ampliação do leque de possibilidades, oferecendo experiências que vão enriquecer a formação dos alunos. Só das crianças saírem da comunidade e vir passar o dia num ambiente diferente já é muito significativo. Tenho certeza de que elas voltarão para a escola muito motivadas”, frisou Guilherme Machado, diretor da EMOT Rui Barbosa, localizada na Gamboa, no 2º Distrito. Alunos da Escola M. Rui Barbosa, Mirella, do 5º ano, e Miguel Sampaio, do 3º ano, ficaram felizes em participar das atividades. “É muito bom fazer esses passeios. E está sendo legal participar das brincadeiras e das oficinas”, comentou Mirella.

A programação acontece em dois períodos, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, e conta com apresentação teatral do Movimento Olímpico, contando um pouco sobre os jogos olímpicos, oficinas para os estudantes e palestra para os educadores sobre Educação Olímpica, com o professor Rodrigo Rodrigues. Os alunos experimentam quatro modalidades esportivas: Judô, Atletismo, Basquete 3X3 e Badminton.

Fotos: Bruno Nepomuceno