Dentro das atividades do Movimento Maio Amarelo, Campanha Nacional de Conscientização para um Trânsito Mais Humano e Seguro, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade/Guarda Civil Municipal promoveu, na última sexta-feira (23), no auditório da Secretaria M. de Saúde, palestra e roda de conversa com motoristas e enfermeiros da SMS.
Além de fortalecer a conexão com outras Secretarias, unindo esforços para construir uma Teresópolis mais segura e consciente no trânsito, a ação teve o objetivo de ressaltar a importância da promovendo ações que visam à prevenção, à educação e à mobilização da sociedade para um trânsito mais responsável. “Foi um momento de aprendizado, troca de experiências e conscientização sobre segurança no trânsito, reforçando a importância de atitudes responsáveis para salvar vidas”, enfatizou o GCM Santana. O médico e coordenador do programa ‘Melhor em Casa’, Marcelo Passos Nogueira, coordenou a atividade juntamente com Santana.
A programação do Maio Amarelo conta com as passeio interativo com alunos de escolas públicas e particulares (Expresso Amarelo); palestras educativas e contação de histórias nas unidades de ensino; distribuição de panfletos informativos em espaços públicos, como praças e avenidas; blitz educativa e simulados em Bonsucesso, no interior, e na Praça Olímpica, no Centro.
Trânsito Seguro é responsabilidade de todos!
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito.
Além de mobilizar toda a nossa sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano, é um movimento que busca envolver órgãos de todas as esferas governamentais, empresas, entidades de classe, associações, academia, federações e sociedade civil organizada.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020, o movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.
Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A mensagem central ressalta que “A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Para isso, é fundamental que a responsabilidade individual se torne uma prioridade coletiva. Juntos, podemos transformar nossas cidades e rodovias em espaços mais seguros e inclusivos para todos.”
Fotos: Divulgação