Para marcar o Movimento Maio Amarelo, Campanha Nacional de Conscientização para um Trânsito Mais Humano e Seguro, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade iniciou, nesta segunda-feira (5), as atividades com um evento na Escola Municipal Albino Teixeira da Rocha, em Providência, no 2º Distrito. Durante o mês será promovida uma série de ações voltadas para a educação e prevenção de acidentes de trânsito em diversas escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, visando engajar a comunidade escolar e a população em geral.
A programação contará com as passeio interativo com alunos de escolas públicas e particulares; palestras educativas e contação de histórias nas unidades de ensino; distribuição de panfletos informativos em espaços públicos, como praças e avenidas; blitz educativa e simulados em Bonsucesso, no interior, e na Praça Olímpica, no Centro.
Programação
✓ Expresso Maio Amarelo – Passeio interativo com crianças de escolas públicas e privadas, acompanhado pela Guarda Civil Municipal/Ronda Escolar, com orientações sobre segurança viária. A atividade acontece entre os dias 12 e 28 de maio.
✓ Palestras educativas – Reflexões sobre mobilidade urbana, respeito às normas de trânsito e prevenção de acidentes.
✓ Contação de histórias e dinâmicas sobre trânsito – Atividades lúdicas para crianças, incentivando boas práticas na circulação urbana.
✓ Distribuição de panfletos informativos – Divulgação de materiais educativos para reforçar a conscientização.
✓ Blitz educativas – Fiscalização orientativa, com abordagem de condutores e pedestres.
✓ Simulado especial “Resgate Total – Emergência no Trânsito” – Grande exercício prático de atendimento a acidentes de trânsito, reunindo Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (30º BPM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros (16º GBM) e SAMU. O simulado será realizado no próximo dia 2, às 9h30, em Bonsucesso, no 3º Distrito, e no dia 30, às 14h30, na Praça Olímpica Luiz de Camões, na Várzea.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito.
Além de mobilizar toda a nossa sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano, é um movimento que busca envolver órgãos de todas as esferas governamentais, empresas, entidades de classe, associações, academia, federações e sociedade civil organizada.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020, o movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.
Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A mensagem central ressalta que “A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Para isso, é fundamental que a responsabilidade individual se torne uma prioridade coletiva. Juntos, podemos transformar nossas cidades e rodovias em espaços mais seguros e inclusivos para todos.”
Fotos: Divulgação
Segue material gráfico sobre o tema: