Você está visualizando atualmente Maio Amarelo: Guarda Civil Municipal visitou 37 escolas, com as atividades de educação no trânsito para 4.700 alunos

As equipes da Ronda Escolar, vinculada à Guarda Civil Municipal/Secretaria M. de Segurança Pública, visitaram, durante todo o mês de maio, 37 escolas e creches das redes municipal, estadual e particular de Teresópolis. Os agentes apresentaram atividades de conscientização sobre a importância de conhecer e de respeitar as leis de trânsito nas escolas municipais para cerca de 4.700 alunos. As atividades foram intensificadas para marcar a campanha Maio Amarelo, que, em 2023, completa 10 anos de criação.

Com o tema ‘No trânsito, escolha a vida’, a iniciativa enfatiza a importância das escolhas corretas para a redução dos acidentes de trânsito também foi promovida em outros locais, como no Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Hospital São José e empresas privadas.

As 37 unidades de ensino, na cidade e no interior, receberam a visita dos inspetores Santana, Jânia e Carreiro para a realização de atividades lúdicas com as crianças, como a exibição de vídeos educativos, brincadeiras, músicas e interação.

Mobilização internacional

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito.

Além de mobilizar toda a nossa sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano, é um movimento que busca envolver órgãos de todas as esferas governamentais, empresas, entidades de classe, associações, academia, federações e sociedade civil organizada.

Algumas práticas que podem ajudar a garantir a segurança dos pedestres, como o uso da faixa de pedestres, sempre que possível, ao atravessar uma rua e prestar atenção no semáforo. Entre as orientações para os motoristas e passageiros estão o uso de cinto de segurança e não usar o celular enquanto dirige devem ser hábitos no ambiente de trânsito.