Você está visualizando atualmente Maio Amarelo: Guarda Civil Municipal segue com atividades de educação para o trânsito nas escolas

As equipes da Ronda Escolar, vinculada à Guarda Civil Municipal/Secretaria M. de Segurança Pública seguem, durante todo o mês de maio, com as atividades de conscientização sobre a importância de conhecer e de respeitar as leis de trânsito nas escolas municipais. Neste mês de maio, as atividades estão sendo intensificadas para marcar a campanha Maio Amarelo, que completa 10 anos de criação. Com o tema ‘No trânsito, escolha a vida’, a iniciativa enfatiza a importância das escolhas corretas para a redução dos acidentes de trânsito.

Nesses primeiros 15 dias do mês de maio, diversas unidades de ensino, na cidade e no interior, já receberam a visita das inspetoras Jânia e Carreiro e equipe para a realização de atividades lúdicas com as crianças, como a exibição de vídeos educativos, brincadeiras, músicas, interação com o GCM Gentil, entre outras atividades.

Maio Amarelo em Teresópolis

Em Teresópolis, além das atividades da Ronda Escolar nas unidades de ensino, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), está promovendo ações blitz educativas em diversos pontos da cidade; além de reforço da pintura de faixas de pedestres e das sinalizações em rampas de acesso para cadeirantes.

“Este ano, o Movimento Maio Amarelo completa 10 anos de atividades pela conscientização da população sobre a segurança no trânsito. O nosso objetivo é conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para que tenham a consciência de que suas atitudes são fundamentais para preservar vidas”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, pontuando que, ao longo de todo o mês de maio, os agentes da Ronda Escolar estarão nas escolas, promovendo a educação no trânsito para os alunos da educação infantil.

O comandante da GCM, Gil Wellington, explica que “a Blitz Educativa vai ser realizada durante todo o mês e que vai reforçar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual, como capacete, e respeito à velocidade permitida, além de outras determinações da legislação de trânsito”. Gil Wellington também destacou que no Dia das Mães, comemorado no último domingo, 14, foram distribuídas rosas amarelas, em alusão ao Maio Amarelo, em diversos pontos do centro da cidade e na Feirinha do Alto.

Mobilização internacional

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito.

Além de mobilizar toda a nossa sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano, é um movimento que busca envolver órgãos de todas as esferas governamentais, empresas, entidades de classe, associações, academia, federações e sociedade civil organizada.