Você está visualizando atualmente Maio Amarelo: Guarda Civil Municipal intensifica atividades de educação no trânsito

Com o tema ‘No trânsito, escolha a vida’, campanha de conscientização completa 10 anos

Com o tema ‘No trânsito, escolha a vida’, conceito que enfatiza a importância das escolhas corretas para a redução dos acidentes de trânsito, a campanha Maio Amarelo completa 10 anos em 2023 e durante todo o mês serão promovidas atividades de conscientização sobre a importância da responsabilidade e respeito às leis de trânsito. Em Teresópolis, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), está promovendo ações em escolas públicas e nas ruas da cidade sobre a Lei Seca, em parceria com o Governo do Estado, e atividades lúdicas para as crianças da Rede Municipal; blitz educativas em diversos pontos da cidade; além de reforço da pintura de faixas de pedestres e das sinalizações em rampas de acesso para cadeirantes.

“Este ano, o Movimento Maio Amarelo completa 10 anos de atividades pela conscientização da população sobre a segurança no trânsito. O nosso objetivo é conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para que tenham a consciência de que suas atitudes são fundamentais para preservar vidas”, enfatiza o secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, pontuando que, ao longo de todo o mês de maio, os agentes da Ronda Escolar estarão nas escolas, promovendo a educação no trânsito para os alunos da educação infantil.

O comandante da GCM, Gil Wellington, explica que “a Blitz Educativa vai ser realizada durante todo o mês e que vai reforçar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual, como capacete, e respeito à velocidade permitida, além de outras determinações da legislação de trânsito”. Gil Wellington também anunciou que no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, serão distribuídas rosas amarelas em alusão ao Maio Amarelo.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito.

Além de mobilizar toda a nossa sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano, é um movimento que busca envolver órgãos de todas as esferas governamentais, empresas, entidades de classe, associações, academia, federações e sociedade civil organizada.

Fotos: Divulgação e Arquivo (Ronda Escolar)