Você está visualizando atualmente IPTU 2024: Teresópolis libera guias on-line para pagamento do imposto. Mantidos os descontos de 15% e 10% para quitação em parcela única

Já estão disponíveis no site da Prefeitura de Teresópolis as guias para quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano 2024. Como aconteceu nos últimos anos, não houve aumento do imposto. Conforme previsto na Lei Complementar nº 195, de 14/10/2015, o valor é corrigido em função da variação acumulada do IPCA. O IPTU de 2024 tem 5,19% de correção, relativo à variação acumulada do IPCA de outubro de 2022 a setembro de 2023.

Os contribuintes que decidirem pagar o IPTU em cota única até o dia 31 de janeiro de 2024 vão garantir o substancial desconto de 15%. Já para a quitação em cota única feita até o dia 29 de fevereiro, o percentual é de 10%. Outra opção, mas sem desconto, é fazer o pagamento em 10 cotas, entre os meses de março e dezembro. Nesse caso, o vencimento será sempre no dia 05 do mês.

As guias para impressão podem ser acessadas pelo link https://www.teresopolis.rj.gov.br/iptu2024/. Basta preencher o número do cadastro do imóvel.

Carnês: 43.870 carnês físicos estão nos correios e seguem para o endereço informado pelo contribuinte no cadastro da Secretaria Municipal de Fazenda.

Pagamento: Além da opção do PIX, a quitação pode ser feita nas agências do Banco Santander e na Caixa Econômica Federal e em seus canais de atendimento e também nas casas lotéricas. Clientes do Itaú e Banco do Brasil podem fazer o pagamento pelo Internet Banking e terminais de autoatendimento.

QR Code: A Secretaria Municipal de Fazenda informa que alguns carnês são impressos sem o QR Code devido à ausência dos números do CPF, do CNPJ ou do CEP no cadastro do contribuinte e orienta os proprietários de imóveis a manterem os seus dados sempre atualizados.

Atendimento presencial: O contribuinte sem acesso à internet pode se dirigir ao balcão da Secretaria Municipal de Fazenda, no 1º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea), e solicitar a impressão da guia do IPTU 2024. Quem não recebe o carnê do imposto pelos correios pode retirar na Secretaria de Fazenda. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 18h. Para facilitar a localização, é solicitado que seja apresentada a guia ou o carnê do ano anterior.

(AscomPMT – 03/01/2024)