Você está visualizando atualmente ‘InovaTerê Day’ acontece na próxima segunda, 4 de julho, na Prefeitura de Teresópolis

Evento contará com a entrega dos Certificados de Participação dos aprovados no I Edital de Inovação de Teresópolis

Iniciativa inédita em Teresópolis, o I Edital de Fomento de Projetos com Base Tecnológica (InovaTerê) terá seu resultado apresentado na próxima segunda-feira, 4 de julho, às 18h, no Teatro Municipal (2º piso da Prefeitura). O ‘InovaTerê Day’   contará com a entrega dos certificados de participação para os 37 autores dos projetos contemplados no Edital. Na ocasião, será entregue o cheque simbólico de R$ 165 mil de fomento à inovação. Também está na programação a realização de uma palestra com consultor do Sebrae, com o tema ‘Empreendedorismo e Inovação – O Segredo do Sucesso Vem da Prática’.

”O nosso I Edital de Inovação é inédito no Rio de Janeiro e um marco no desenvolvimento do ecossistema de inovação de Teresópolis, mais passo importante no processo de regulamentação da nossa Lei Municipal de Inovação, que foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Vinicius Claussen em 2019”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

Os projetos contemplados com recursos financeiros do Edital deverão ser desenvolvidos pelo período de 12 meses, a contar do recebimento dos recursos financeiros. Os contemplados deverão elaborar um relatório de execução do seu projeto no prazo de até 90 dias após o período de vigência.

Os autores dos 48 projetos selecionados foram entrevistados pela Comissão Avaliadora, entre os dias 9 e 13 de maio, no Teatro Municipal, na Prefeitura. Dezenove projetos de Pessoas Físicas foram aprovados, assim como 18 propostas de Pessoas Jurídicas. Segue abaixo a lista. Informações sobre a iniciativa podem ser consultadas no site https://teresopolis.rj.gov.br/inovatere /.

“Lançamos o edital para chamamento público em novembro de 2021, com o intuito de apoiar e fomentar projetos que promovam o empreendedorismo na área da inovação tecnológica em Teresópolis. O resultado dessa iniciativa inédita no estado foi excelente. Foram quase 50 projetos inscritos, nas mais variadas áreas, como Turismo, Educação e Meio Ambiente. A próxima etapa é colocar esses projetos em prática, com enormes ganhos para nossa cidade”, avaliou o Prefeito Vinicius Claussen.

Projetos contemplados

Pessoas Físicas

• – Fabrine Mendes da Silva – Corrida ao Topo
  • – Clara Carvalho de Lemos – Monitoramento do Perfil e Qualidade da Experiência do Visitante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
  • Valéria de Oliveira Brites – Plataforma da Educação Básica de
  • Teresópolis: PEB – TERÊ
  • – Luiz Claudio Herman Polderman – Projeto de Biotecnologia de Projetos para Teresópolis
  • – Danilo Amaral da Fonseca – IPC-AGRO
  • – Luiz Guilherme C. F. Guedes – Terê.Metaverso
  • – Isabela da Costa Monnerat – Painel da Sífilis: Visibilidade para uma Epidemia Silenciosa
  • – Maria Carolina de Almeida Maia – Criação do “Serra Innovation Lab” e o seu primeiro projeto: “Cozinha Serrana para Todos”
  • – Thiago Ferraz da Silva – VAGAE
  • – Laís da Silva de Oliveira – Oficinas para Lidarem Melhor com as
  • Dificuldades dos Alunos Portadores de Deficiência
  • – Daniel Amaral Franco – Experimente-se
  • – Roberta Montello Amaral – Educação Financeira Mirim
  • – Cristiane Pereira dos Santos Couto – Realidade
  • – Cristina Sabino Erbacher – Do Campus para o Campo
  • – Marcela do Nascimento Padilha – Ir e Ver: O Turismo Pedagógico como Ferramenta de Apoio à Educação Básica e à Cidadania
  • – Diego Meirelles Duque – Quicktanda
  • – Ramayan Bellatrix Sant Anna Pereira – Dig Cardápio
  • – Frederico Loures de Deus – Estação Expositor Concierge
  • – Dayanne Ferreira Santos – Projeto de Intervenção Psicopedagógico nas Escolas Municipais de Teresópolis-RJ.

Pessoas Jurídicas

• – Movimento Empreendedor – Startup Weekend
  • – Urupê Medicinas da Terra – Inovação com Embalagens de Micélio
  • – Tatiana Dunshee de Abranches e Guillon Ribeiro – Ciência Cidadã
  • – Carlos Artur Esteves Gomes dos Santos – MEI – Turismo Virtual em Teresópolis
  • – Casa Rosa e Verde – Do Broto ao Teto com Trato Introdução ao Universo do Bambuzeiro
  • – Mundorin Editoração Treinamento Produção – A Viagem de Dorinha
  • – Empresa Starting Climate – Starting Climate
  • – Rede Brasilidade Solidária – Feiras RBS e a sua contribuição para o impulsionamento da Economia Colaborativa e Solidária em Teresópolis
  • – Vem da Serra Ferro, Madeira e Design Ltda – Oficina de Criação de Lembranças e Souvenires Artesanais para Teresópolis
  • – Projeto Cultural Atitude – Projeto Cultural Atitude
  • – Aquamet Meteorologia, Projetos de Sistemas EIRELI-ME – Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
  • – Zâmbia – Zâmbia
  • – Rafael de Souza Pimentel – UP TO YOU TRIP
  • – M&M Consultoria e Representações MEI – Wine, Beer and Food Festival 2022
  • – ZMOC – ZMOC
  • – Aboim Produção e Artes – Bora Plantar Orgânico
  • – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – PPGDT/UERJ pelo Desenvolvimento Territorial de Teresópolis e da Região Serrana
  • – Raquel Souza Furtado – Computador Quebrado é Lixo?