Você está visualizando atualmente Inclusão e acessibilidade: Ação em praça pública marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Com o tema ‘Teresópolis sem Barreiras’, uma ação de conscientização realizada neste sábado, 04/12, na Praça Baltasar da Silveira, na Várzea, marcou a passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. Iniciativa do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), a ação reuniu familiares e PCDs e representantes da Apae Teresópolis, da Associação Síndrome de Down (Assind), da Associação TEIAA (Troca de Experiências e Integração entre Amigos de Autistas), da Casa Vida (Centro de Bem-estar e Desenvolvimento Humano), do Projeto Superação Jiu-jitsu Down e do CRAS Alto/Secretaria de Desenvolvimento Social.

“O objetivo foi conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e seus familiares e a necessidade de trabalhar políticas públicas que garantam a inclusão dessa parcela da população. Lutamos pela acessibilidade sem barreiras no município”, resumiu Cristiane Rocha, presidente do COMDEF.

Para Gizele Aguiar, fundadora da Casa Vida, a maior deficiência é o preconceito. “Quando as pessoas separam e preferem aquilo que é a maioria, isso é a maior deficiência. A importância de estar em praça pública é mostrar que existimos e que a sociedade precisa se acostumar com as adaptações das ruas, com as vagas de emprego para pessoas com deficiência. Tem tanta coisa que poderia ser feita para nos sentirmos uma unidade, seres humanos, e não deficientes e não deficientes”, pontuou Gizele, que é fisioterapeuta e mediadora físico-emocional da Casa Vida, entidade que tem como missão cuidar dos familiares e cuidadores das pessoas com deficiência.

Com mais de 370 famílias atendidas no ambulatório e na escola especial, a APAE Teresópolis apresentou o trabalho realizado pela instituição. “As pessoas se fecham no próprio mundo, mas em eventos como esse, nós mostramos a importância dessa data para a sociedade. Fazemos nosso trabalho com amor. As barreiras são grandes, mas com amor alcançamos nossos objetivos”, finalizou Elton Cardoso da Silva, procurador da APAE.

Fotos: Bruno Nepomuceno.