Horto Municipal recebe atividade com pacientes do Caps II

Você está visualizando atualmente Horto Municipal recebe atividade com pacientes do Caps II

Trabalho multidisciplinar inclui contato com animais domésticos

Nesta quarta-feira (31), pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) visitaram o parque peti do Horto Municipal de Teresópolis. A ação envolve cães do projeto de cinoterapia da Guarda Civil Municipal, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que auxiliam no tratamento terapêutico para diversos problemas mentais.

Acompanhados de 3 profissionais do serviço, 15 pacientes participaram da aividade envolvendo animais domésticos que auxiliam na recuperação motora e cognitiva, através do contato físico e brincadeiras. O coordenador do Caps, Leandro Reis, conta que as saídas foram do espaço do centro acontece mensalmente. “Os usuários de saúde mental costumam sofrer muito com estigma e preconceito, o que dificulta o acesso à cultura e lazer. Através do nosso trabalho, fazemos atividades em locais como praia, festivais de cinema, exposições entre outros”, comentou.

Os animais fazm parte da Companhia de Operações com Cães que também atuam com pacientes de asilos e Centro de Assistência Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi).

Projeto Lazer Assistido

Também chamado de Clube do Caps, o projeto foi criado como uma forma de substituir o tratamento hospitalar com pacientes de transtornos mentais. Através de um atendimento multidisciplinar é possível gerar melhores resultados clínicos.