A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica à Saúde e da Unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Meudon, está lançando o projeto ‘Heróis de Mochila – Meudon de Salvar’, que tem como lema ‘Educação, Cuidado e Cidadania para o Futuro’.
Voltada aos adolescentes entre 12 e 17 anos das escolas públicas do bairro, a iniciativa visa a capacitar esse público com conhecimentos básicos de primeiros socorros, integrando-o ao cotidiano da unidade de saúde e formando uma rede de jovens de apoio comunitário, preparados para atuar em ações de prevenção de acidentes e primeiros atendimentos.
“Escolhemos o nome ‘Heróis de Mochila’ por acreditar que todo jovem pode ser um herói em sua escola, em sua casa e na comunidade. Com apenas uma mochila, boa vontade e conhecimento, eles se tornam agentes de transformação social por meio do cuidado ao próximo”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Gallote.
Para isso, estão sendo programadas diversas ações, como oficinas práticas de primeiros socorros, incluindo manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), imobilização e contenção de pessoas acidentadas; treinamento em aferição de pressão arterial e dos sinais vitais; palestras sobre educação em saúde; vivência e integração à rotina da ESF Meudon e participação em campanhas comunitárias e escolares.
São parceiros do projeto os profissionais de saúde da ESF Meudon, as escolas públicas e suas direções pedagógicas, voluntários e instituições apoiadoras e as famílias dos adolescentes participantes.