Governo Municipal recupera quilômetros de estradas vicinais

Melhoria beneficia centenas de famílias de agricultores do 3º distrito

Teresópolis, 12 de maio de 2016 – A Secretaria Municipal de Agricultura segue realizando constantemente a manutenção e a recuperação das estradas vicinais na zona rural do município. Nos últimos dias, os trabalhos se concentraram nas estradas das localidades de Bonsucesso, Vieira, Varginha, Prata dos Aredes e Canoas, todas no 3º distrito. As obras beneficiam centenas de famílias de agricultores que viviam com poucas condições de escoar seus produtos, além de proporcionar outros benefícios, como transporte escolar, saúde e energia elétrica.

Segundo o subsecretário de Agricultura, Marcelo Teixeira, mesmo com o efetivo reduzido, as equipes não medem esforços para atender bem a população. “Mesmo com um número reduzido de homens, trabalhando para recuperar cerca de 800 quilômetros de estradas em toda área rural, nós estamos fazendo tudo, na medida do possível, para atender bem a população. Sabemos da importância dessas vias, principalmente para os produtores rurais que dependem das boas condições das estradas para levarem suas mercadorias até aos mercados com mais agilidade, segurança e sem perder a qualidade da produção”, relatou Marcelo.

Ainda segundo ele, o principal objetivo da administração municipal para o setor agrícola não é somente recuperar estradas, mas também levar saúde, educação, energia elétrica e outros benefícios para melhorar a qualidade de vida dos agricultores.

Além dos danos naturais das vias, o mato e as valas entupidas contribuem para tornar crônica a situação das estradas, principalmente as sempavimentação. Por esse motivo, a maior urgência são as ações de limpeza. Entre os serviços já executados estão as operações de capina, roçada, limpeza, acerto e alargamento das estradas, além de contenção de erosões.

Em Bonsucesso, usuários da Estrada Alegria, que dá acesso às localidades de Sebastiana, Imbiú, Vale Alpino e Venda Nova, valorizaram os serviços realizados por funcionários da Prefeitura. “A roçada do mato alto é muito importante para a segurança dos motoristas porque aumenta a visibilidade da pista e garante mais proteção também para quem passa a pé por aqui“, comentou Ulisses de Oliveira.

Morador do Vale Alpino, Sidney Gonçalves Tavares, concorda. “Grande parte dos moradores depende dessa estrada para viver. A maioria vive da lavoura e precisa transitar por ela para escoar a produção agrícola. Além disso, essa estrada em particular, facilita a vida de muita gente, por dar acesso a várias localidades”, concluiu.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: F. Vicente Vaz