Você está visualizando atualmente ‘Geração TerêTec’: Formatura da 1ª turma do curso gratuito de ‘Lógica da Programação’ acontece no próximo dia 9 de maio

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Senac, capacita jovens e visa preencher vagas ociosas no setor de tecnologia

No próximo dia 9, acontece a cerimônia de formatura dos 25 alunos da primeira turma do curso ‘Lógica da Programação’, integrante do programa municipal ‘Geração TerêTec’. A formatura será a partir das 17h30, no Teatro Municipal (2º piso da Prefeitura de Teresópolis), e contará com palestra sobre o ‘Web Summit’, maior evento de tecnologia do mundo, e o seu impacto no ecossistema do Rio de Janeiro, que sedia o evento nesta primeira semana de maio; e lançamento do curso ‘Programação em Java’, segunda capacitação a ser oferecida pelo Geração TerêTec. Informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.teresopolis.rj.gov.br/teretec.

”O ‘Geração TerêTec’ reforça o nosso compromisso em gerar mais oportunidades de emprego e qualificação para a população. Ele se junta aos outros projetos de capacitação e qualificação lançados pela nossa gestão, como o ‘Emprega Terê’, a Casa do Trabalhador e o Novo PROMAJ, por exemplo. Também temos compromisso em atender a demanda crescente do setor de TI em nosso município”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

Presencial e gratuito, o curso ‘Lógica da Programação’ tem certificação do SENAC RJ. O curso propicia ao aluno as competências necessárias para criação de algoritmos no desenvolvimento de soluções utilizando a lógica de programação. Com duração de 3 meses, a capacitação contou com o Java Script moderno (Node.JS) nas aulas, uma das linguagens de programação mais difundidas em todo mundo.

“A área da Tecnologia da Informação e da Comunicação conta com vagas de sobra para os profissionais qualificados que querem ingressar neste universo. Porém, falta capacitação para a maioria dos candidatos às vagas. Diante deste cenário, lançamos o Programa Geração TerêTec, em parceria com o SENAC RJ. E, no dia 9, teremos a primeira turma formada, preparada para o mercado de trabalho”, enfatiza o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

Programa Geração TerêTec

Os cursos que serão oferecidos no programa de formação profissional tecnológica Geração TerêTec vão possibilitar ao aluno a construção personalizada de seu projeto educativo e de vida. Para isso terão uma organização curricular moderna e estruturada e alinhada às exigências do mercado atual e com visão de processo metodológico de aprender fazendo, onde se privilegia o pensamento estratégico e a capacidade laborativa voltada para novos paradigmas de produção. Em formato inédito, o Geração TerêTec funciona como um hub de aprendizado em profissões digitais e tem como objetivo capacitar e formar jovens para o mercado de trabalho, com foco na empregabilidade e na geração de renda.

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia atua na mobilização e captação dos participantes e no alinhamento e validação das entregas previstas no projeto. O processo de seleção também é de responsabilidade da Prefeitura, conforme requisitos de acesso aos cursos, que são publicados através de chamamento público. O Programa é realizado na unidade SENAC Teresópolis como também em espaços cedidos pela Prefeitura.