Você está visualizando atualmente Teresópolis na Rede Gov.Br: Credencial para estacionamento de veículos de idosos já pode ser emitida pela internet

A Prefeitura de Teresópolis/Secretaria Municipal de Segurança Pública aderiu ao sistema de emissão online da credencial de estacionamento para motoristas de 60 anos ou mais. O procedimento foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Com isso, o idoso que possui carteira de habilitação ativa, e conta nível prata ou ouro na Plataforma Gov.Br, pode solicitar o atendimento diretamente pelo Portal de Serviços SENATRAN (serpro.gov.br) ou no site da Prefeitura – https://www.teresopolis.rj.gov.br/servicos/, onde o interessado deve clicar no ícone Cartão do Idoso – Estacionamentos (Emissão de Credencial do Idoso / Estacionamento). Válida em todo o território nacional, a credencial é obrigatória para utilizar as vagas preferenciais demarcadas.

No início de 2021, aderimos à Rede Gov.Br/Governo Federal, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Essa adesão vem permitindo ao município implementar a integração de serviços digitais com a plataforma gov.br, através de login único. A emissão online da credencial de estacionamento para idosos é um exemplo dessa integração, que agiliza a prestação de serviços à população, sem custos, e que dá ao cidadão a opção de fazer o autoatendimento no conforto de sua casa”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.

Porém, o atendimento presencial continua sendo feito na Secretaria de Segurança Pública. A cidade possui 15 vagas demarcadas para idosos nos bairros do Alto, Várzea e Meudon.

Atendimento online: Confira o passo a passo para o próprio cidadão gerar a sua credencial.

Passo 1. Ao acessar o Portal de Serviços da Senatran, o usuário encontrará o link direto para o serviço. Caso ainda não esteja logado no Gov.Br, será direcionado para esta autenticação. Se já estiver conectado à plataforma, o link do serviço estará disponível no menu à esquerda.

(Imagem 1 – Serpro)

Passo 2. Se o cadastro não possuir nenhum impedimento, será apresentada a tela com o botão “Baixar Credencial”, para fazer o download do documento. Deve-se clicar no link “termos e condições” para ler as regras de utilização, marcar a caixinha confirmando o “Li e concordo com os termos e condições”.

(Imagem 2 – Serpro)

Passo 3. Ao clicar no botão “Baixar Credencial”, será feito o download do documento tipo PDF, já pronto para impressão. Caso o motorista tenha uma credencial emitida pelo portal de serviços e a perca por algum motivo, ele também poderá cancelá-la por meio do mesmo serviço.

(Imagem 3 – Serpro)

Atendimento presencial: Os motoristas de 60 anos ou mais que optarem pelo atendimento presencial devem procurar a Secretaria Municipal de Segurança Pública para solicitar a credencial de estacionamento. Os documentos necessários são a Carteira Nacional de Habilitação/documento de identidade e comprovante de que reside em Teresópolis. A credencial fica pronta em três dias úteis. Localizada no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (Av. Lúcio Meira, 375, 1º piso, na Várzea), a Secretaria funciona de segunda a sexta, com atendimento das 9h às 18h.