Você está visualizando atualmente ‘Geração TerêTec’: Aulas do curso gratuito de ‘Programação em Java’ começam na próxima segunda, 19

Iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, o curso gratuito ‘Programação em Java’ conta com formação no Senac e as aulas começam na próxima segunda-feira, 19. A capacitação faz parte do programa municipal ‘Geração TerêTec’, que já formou a primeira turma, no curso ‘Lógica da Programação’, em maio. As informações sobre o programa podem ser acessadas por meio do link www.teresopolis.rj.gov.br/teretec.

‘O ‘Geração TerêTec’ reforça o nosso compromisso em gerar mais oportunidades de emprego e qualificação para a população. Ele se junta aos outros projetos de capacitação e qualificação lançados pela nossa gestão, como o ‘Emprega Terê’, a Casa do Trabalhador e o Novo Promaj, por exemplo. Também temos compromisso em atender a demanda crescente do setor de TI em nosso município”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

Os cursos oferecidos no programa de formação profissional tecnológica Geração TerêTec possibilitam ao aluno a construção personalizada de seu projeto educativo e de vida. Em formato inédito, o Geração TerêTec funciona como um hub de aprendizado em profissões digitais e tem como objetivo capacitar e formar jovens para o mercado de trabalho, com foco na empregabilidade e na geração de renda.

Podem participar da seleção para os cursos jovens entre 15 e 29 anos de idade, residentes em Teresópolis, que atendam um dos seguintes critérios: ter estudado em escolas ou universidades públicas; contratados do Novo Promaj; beneficiários do POT (Programa Operação Trabalho); servidores públicos municipais ativos e inativos; e filhos de servidores municipais. Além disso, para se inscrever, os candidatos devem ter conhecimento básico de Programação e intermediário em pacote Office ou similares. A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia atua na mobilização e captação dos participantes e no alinhamento e validação das entregas previstas no projeto. O processo de seleção também é de responsabilidade da Prefeitura, conforme requisitos de acesso aos cursos, que são publicados através de chamamento público.

As aulas são presenciais na Unidade do Senac Teresópolis (Rua Alice Quintella Maurici Regadas, 66 – Várzea) e acontecem de segunda a quinta, das 18h às 22h. O curso ‘Programação em Java’ seguirá o planejamento pedagógico do Senac e terá carga horária de aproximadamente 344h. “Até o fim do ano serão 100 vagas em cursos de programação e desenvolvimento e mais 280 oferecidas por instituições parceiras do programa. Vamos avançar cada vez mais com a transformação digital e social de Teresópolis”, enfatiza o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.