Você está visualizando atualmente Fiscalização percorre 18 bairros e apreende cavalo solto na rua para segurança no trânsito e proteção do animal
Fiscalização em ação na Posse

Responsável por recolher animais de grande porte em via pública, trabalho que desde 2019 é realizado em parceria com a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal, desde o dia 12 de agosto a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), e a COPBEA contam com o apoio do curral de apreensão localizado no bairro Piranema, em Seropédica. O serviço foi contratado por licitação pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, para captura, transporte e guarda de cavalos, bois, mulas e burros abandonados em espaços públicos.

“Somos responsáveis pela fiscalização de trânsito e diariamente recebemos denúncias de cavalos abandonados nas vias e ruas da cidade. Mas, quando chegávamos, só podíamos conduzi-los para um local seguro e pedir apoio à COPBEA para tentar identificar o proprietário e notificá-lo. Porém, muitas vezes não achávamos o dono e nada mais podia ser feito. Com a contratação do curral de apreensão, os animais recebem tratamento digno e podemos evitar a ocorrência de acidentes de trânsito, com estrutura para cumprir os incisos dos artigos 53 e 269 do Código de Trânsito Brasileiro”, comemorou Marcos Antonio da Luz, secretário municipal de Segurança Pública.

GCM e COPBEA vêm intensificando a fiscalização pelos bairros, acompanhados pela equipe de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente. De quinta-feira, 12/08, até esta terça, 17/08, as ações aconteceram na Granja Guarani, Alto, Araras, Agriões, Barra do Imbuí, Barroso, Caleme, Caxangá, Granja Florestal, Golfe, Posse/Campo Grande, Parque do Imbuí, Poço dos Peixes, Quarenta Casas, Rosário, Salaco, Santa Cecília e São Pedro.

“Na Posse, um cavalo solto em trecho da Estrada José Gomes da Costa Júnior foi apreendido e encaminhado para o curral de apreensão de Seropédica. No Caxangá, um proprietário foi advertido por manter um cavalo amarrado a um poste em praça pública e intimado a retirar o animal do local. Estamos percorrendo os locais com mais denúncias de animais soltos ou abandonados e dando resposta aos contribuintes que ao longo do tempo têm nos acionado. Isso é possível porque agora a Prefeitura tem veículo apropriado e curral de apreensão para prestar atendimento adequado aos animais recolhidos”, avaliou Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Os proprietários localizados são intimados a retirar os animais de vias e espaços públicos. Do contrário, os bichos são apreendidos e encaminhados para o curral de apreensão, onde ficarão sob guarda por até 7 dias. Os donos deverão fazer contato com a COPBEA para que sejam emitidas as guias e pagas as taxas de apreensão, transporte, diárias, vacinas e exames para reaver os seus animais. Depois desse prazo, se não houver retorno do proprietário, os bichos poderão ser leiloados vendidos ou doados, conforme previsto em lei.

Para providenciar a liberação de animais apreendidos, os donos devem fazer contato com a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal pelo e-mail [email protected] ou por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (21) 2742-7763, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Já denúncias e pedidos de fiscalização podem ser feitas à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail [email protected] e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.