Festival Internacional de Cinema movimenta Teresópolis com bons filmes

Com ingressos esgotados, apesar da chuva, a estreia do Brazil International Film Festival nesta sexta, dia 19, apresentou filmes de qualidade. O público pode curtir filmes de animação bem feitos, curtas surpreendentes como o brasileiro “Lapso” (policial), o francês “Gorilla” (romântico) e o finlandês “Might” (ficção científica), além de documentário inglês sobre a tribo Masai, do Quênia. O evento tem como organizadores a empresa brasileira ZE’S Produções e a produtora artística associada MOX Music, em parceria com a canadense Blue Snowman Entertainment.

O diretor do festival, José Cláudio Silva, estava satisfeito. “Foram mais de 600 filmes para selecionar e não dá para apontar um favorito em cada categoria. Não foi uma tarefa fácil escolher os que estão na mostra”, comentou ele, ao lado da esposa e também diretora do festival, Eliane Maciel.

Ela fez questão de frisar que o festival está sendo realizado em Teresópolis, apesar de terem recebido convites de outras cidades, inclusive do Rio, por um motivo: “Gratidão pela cidade onde vivo com minha família e onde nasceram minha filha e minha neta”, disse Eliane. “Também queremos que essa cidade, com seu povo simpático e hospitaleiro, volte a ser a Cidade dos Festivais, o que já foi um dia. Não pensamos em mais nada além disso”, completou.

A Prefeitura de Teresópolis, em cujo Teatro Municipal o festival está sendo realizado, apoia o evento através de suas secretarias de Cultura e de Turismo. As sessões são gratuitas, às 15h e 18h, neste sábado, 20, e domingo, 21, e também nos dias 25 e 26 de maio, mediante apresentação prévia de ingresso. A cerimônia de premiação acontece no dia 27, só para convidados.

“Foi uma orientação do prefeito Mario Tricano: fazer com que Teresópolis voltasse a ser o que já foi, a Cidade dos Festivais”, também lembrou o secretário de Cultura da cidade, Márcio de Paula, que se disse “satisfeito” com o evento. “Os ingressos (retirados no Shopping Teresópolis) esgotaram em dois dias. É um sucesso!”, comemorou Márcio. Os produtores Marcelo Cabral e Alice Maciel estavam igualmente satisfeitos com a cobertura da mídia. “Saiu matéria na imprensa nacional e até internacional”, comentou Marcelo.

A programação, além de variada, é de alta qualidade. Vale conferir. Inclusive para aproveitar e visitar uma exposição temática sobre cinema na Galeria Sami Mattar, no 2º piso da Prefeitura. A noite de premiação, dia 27, às 19h, fechada para convidados, terá a presença de atores, diretores e produtores do Brasil e do exterior, além da imprensa e dos indicados e premiados do festival. É esperada a presença do ator norte-americano James Franco (o Harry Osborn da trilogia “O Homem-Aranha”), detentor de um Globo de Ouro e mais duas indicações ao mesmo prêmio, além de uma indicação ao Oscar.

Os prêmios do Brazil International Film Festival serão os seguintes: Melhor Curta Metragem; Melhor Curta Metragem em Língua Portuguesa; Melhor Longa Metragem; Melhor Documentário; Melhor Animação; Melhor Série de TV e Internet; e Melhor Filme de Estudante.

Segue link sobre o Festival de Cinema, que acontece neste fim de semana no Teatro Municipal, na Prefeitura.

Link: https://youtu.be/-GCbavOXY0g
Texto: Ney Reis/Secretaria de Cultura