Festa das Colônias está de volta!

Compartilhar:

Com atividades culturais, trajes e comidas típicas, nove colônias de imigrantes de Teresópolis trarão muita diversão à Casa de Portugal nos dias 5 e 6 de novembro

festa-das-colonias-em-5-e-6-novembro-banner-1
Clique para ampliar.

Depois de 15 anos sem ser realizada, uma das mais tradicionais manifestações das colônias de imigrantes que fizeram o povoamento e a história de Teresópolis está de volta! É a Festa das Colônias que vai acontecer na Casa de Portugal nos dias 5 e 6 de novembro. Representantes de Portugal, Espanha, França, Itália, Israel, Líbano, China, Taiwan e Japão, presentes em reuniões ocorridas regularmente durante meses, já formaram uma associação e seu respectivo estatuto para a realização de versões futuras do evento.

A festa deste ano acontece na quadra poliesportiva da Casa de Portugal — uma das realizadoras, juntamente com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. O patrocínio é do Grupo Petrópolis, que fabrica as cervejas Itaipava e Petra, entre outras. “A volta da festa é o resgate da tradição dos povos que ajudaram a colonizar a cidade e formar sua história e identidade cultural”, comemora o Secretário Municipal de Cultura, Márcio de Paula.

No sábado, dia 5, a festa começa às 18h, com uma cerimônia de abertura e a presença de autoridades. Já às 18h30, a Colônia Portuguesa apresentará um espetáculo de fado, com Fany Silva e Victor (voz e teclado). Uma hora depois, é a vez do grupo folclórico italiano “Nostra Familia”. Por volta das 20h, a Colônia Japonesa apresenta o “Kenjutsu” (luta de espadas) e, a seguir, mostra a dança “Odori”. A última atração do dia é a Dança Judaica, às 21h. Entre uma e outra apresentação, música ambiente e muitos quitutes e bebidas típicas.

O domingo é dia de começar mais cedo, às 12h. E já às 14h acontece o show do brasileiríssimo Félix do Forró e Banda. Às 15h, mais um show brasileiro, com Roberto Muller (voz e violão) e às 16h, a arte milenar chinesa do “Tai chi chuan” e seus movimentos suaves. Cinco da tarde é a vez do Rancho Folclórico da Casa de Portugal e as seis, o show com Felipe Rodrigues e Robson. Às 19h, a workshop “Aprendendo Italiano Básico” e às 20h, “Dança Judaica”. Segundo os organizadores, a programação está sujeita a alterações.

A Casa de Portugal fica na Avenida Lúcio Meira, 850, Várzea (telefone: 21-2742-1505). Os ingressos custam R$ 5 por dia e podem ser adquiridos no local ou com os representantes das colônias. 

Segue o link de uma reportagem de TV sobre a Festa das Colônias de Teresópolis.