Feirinha recebe Festival ‘Arraiás de Terê’

Você está visualizando atualmente Feirinha recebe Festival ‘Arraiás de Terê’
Cia. de Teatro Hocus Pocus no Festival Arraiás de Terê, na Feirinha

A Feirinha de Teresópolis, no Alto, recebeu no último final de semana, dias 18 e 19, o Festival ‘Arraiás de Terê’. Comidas típicas, dança de quadrilha, casamento na roça, artesanato, shows e muitas brincadeiras vão agitar o festival, que será realizado até 10 de julho.

Iniciativa conjunta da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, SESC-RJ e do Centro Cultural Feso-Pro Arte, a programação acontecerá também no SESC Alpina, no bairro Golfe, nos dias 25 e 26/06, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, no dia 3/07, e na Feso-Pró Arte, no Alto, nos dias 9 e 10/07.

No sábado, 18, a programação na Feirinha contou com o show de Írio Lima ‘A voz da Serra’ e a apresentação teatral ‘Casamento Caipira’, com a Cia. de Teatro Hocus Pocus. No elenco, Adriano Ramires, Jonathan Marques, Paloma Gregório, Leilson Felício, Luna Maria, Samuel Reis, Pietra Maria, Gabi Fragoso e Hervécio Bernardes. No domingo, 19, se apresentaram Alan Magalhães e o grupo ‘Seu Quixote’. E também teve uma apresentação especial da turma de Ballet Avançado da Casa de Cultura Adolpho Bloch, sob a coordenação da professora Marcela Barbosa. A secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi, acompanhou as apresentações na Feirinha, que durante o feriadão de Corpus Christi teve movimento de em torno de 20 mil pessoas em 4 dias de funcionamento.

“Foi muito gratificante perceber crianças, adultos e idosos, pets, todos num convívio muito agradável, se divertindo. O evento gerou mais movimento para a feira. Foi um sucesso essa edição na Feirinha e já recebemos solicitações para que o festival aconteça ano que vem. É muito bom ver a praça sendo esse espaço de lazer trazendo a cultura com diversos músicos da nossa cidade. É o início de quatro eventos que a Secretaria de Turismo fez questão de agregar: vão acontecer arraiás na Casa de Cultura, no Sesc Alpina e na Pro Arte, numa cooperação com o SESC e com a Feso”, comentou Elizabeth Mazzi.

A professora Rosana Gomes e o promotor de vendas Renato Gomes moram em São Gonçalo e escolheram Teresópolis para passar o feriado de Corpus Christi e curtir o sábado na Feirinha. “A cultura da festa junina é muito interessante e precisa ser mantida, ser passada para os jovens. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa de promover esse festival. Estamos gostando muito dos shows e do teatro”, comentou Rosana. A teresopolitana Marta Rosana Batista também aprovou a programação. “A gente estava sentindo falta de ter uma programação pública por causa da pandemia. É importante ter apresentações para trazer um pouco de diversão para as pessoas”.

Diretor, ator e autor de teatro, Adriano Ramires comentou sobre a alegria de estar de volta aos palcos. “É uma alegria imensa estar de volta aos palcos depois de um tempo sem poder mostrar nosso trabalho devido ao isolamento social. Antes da pandemia a gente apresentou esse trabalho aqui na Feirinha. A gente foi convidado a criar esse casamento na roça, puxar a quadrilha, e na sequência, veio a pandemia. A cultura é fundamental para a vida, alimenta a alma. A gente faz com muito amor e carinho. É uma felicidade enorme estar de volta. Que venham mais eventos para que todos os artistas possam mostrar sua arte e alegrar o povo!”, frisou o idealizador do Casamento Caipira, apresentado no sábado, na Feirinha.

Serviço:

Festival ‘Arraiás de Terê’

• 25 e 26/06, 14h às 22h:SESC Alpina (Rua Cândido Portinari, 837, bairro Golfe)
  • 03/07, 10h às 19h:Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)
  • 09 e 10/07, 15h às 22h:Feso-Pró Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto)

Entrada franca.

Fotos: Casamento Caipira – Bruno Nepomuceno