Feira Orgânica de Teresópolis será transferida para a Praça de Esportes Radicais

Você está visualizando atualmente Feira Orgânica de Teresópolis será transferida para a Praça de Esportes Radicais
Compartilhar:

O Prefeito Vinicius Claussen recebeu uma comissão de expositores da Feira Orgânica de Teresópolis e garantiu o apoio da Prefeitura para a sua transferência temporária do atual espaço que ocupa, perto da Rodoviária, para área a ser delimitada na Praça de Esportes Radicais, na Várzea. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 18/01, e foi acompanhado pelo Vereador Diego Barbosa e o subsecretário municipal de Agricultura, Fernando Mendes.

Mantida pela Associação Agroecológica de Teresópolis e reunindo 60 agricultores familiares, a Feira Orgânica de Teresópolis recebeu notificação judicial para sair da área onde funciona atualmente, em trecho do terreno da antiga fábrica Sudamtex, perto da Rodoviária. O espaço já foi desocupado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que mantinha sede administrativa no local. A liberação da área está prevista em acordo judicial.

Nesta quarta-feira, 19/01, representantes das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Obras Públicas farão uma visita técnica à Praça de Esportes Radicais com a comissão de expositores, a fim de definir a estrutura necessária para a instalação provisória da Feira Orgânica. Também será estudada a criação de vagas de carga/descarga de mercadorias no entorno da praça nos dias de funcionamento da feira.

“Houve uma audiência no Judiciário no dia 14 de dezembro do ano passado, quando foi definida a necessidade da realocação da Feira Orgânica. O Município está dando todo apoio com novo espaço, mão de obra para adequação da estrutura e na logística de transferência temporária. As alternativas são construídas junto com a Associação Agroecológica. No local onde a feira funciona hoje será construído o Parque Municipal George March, onde teremos um mercado municipal com lugar garantido para a Feira Orgânica nesse novo equipamento turístico” garantiu o Prefeito Vinicius Claussen.

O Vereador Diego Barbosa avaliou positivamente o encontro. “A Feira existe há mais de 10 anos, faz parte da identidade do povo teresopolitano, onde as pessoas comercializam alimentos de qualidade e sem agrotóxicos. Foi uma conversa para pacificar nesse momento de transição. O Prefeito se comprometeu a fornecer a estrutura que eles precisam e eles terão espaço garantido no projeto da Prefeitura para construção do Mercado Municipal. É uma segurança para os feirantes ter espaço garantido para a continuidade da feira nesse momento”.

O coordenador da Associação Agroecológica de Teresópolis disse que saiu mais tranqüilo da reunião. “Foi muito bom o encontro, fomos muito bem atendidos. Nossas preocupações diminuíram, pois vimos a possibilidade de continuar nosso trabalho. O Prefeito reconheceu que o Executivo está preocupado com a nossa associação, com a nossa feira, e isso foi bastante importante. Vamos tentar proceder de acordo com o combinado”, conclui Beto Selig, que participou da reunião junto com os expositores Ester Farinha, Jurg Studer, Alcides Barbosa, Alexandre Lopes, Hugo Cerqueira e Gilson Lima.

Fotos: Sidney Pontes