‘Faça a Feira na Feirinha do Alto’: projeto do Governo é aprovado pelos visitantes

Lançado no fim de semana de Carnaval, o projeto ‘Faça a Feira na Feirinha do Alto’ recebeu a aprovação dos visitantes do atrativo turístico. Realizada em parceria pelas secretarias municipais de Agricultura e de Trabalho, junto com a Emater, a iniciativa cumpre a proposta de oferecer produtos frescos e de qualidade da agricultura familiar direto ao consumidor.

“A feira na Feirinha é muito boa. Comprei várias coisas”, disse Ivanir Guerra. “As pessoas que estão passeando aproveitam e vêm os produtos orgânicos, o que é melhor ainda”, destacou Sarah Murakami. “Espetacular. E vai ter muito sucesso, eu espero’, opinou Ricardo Santiago.

Segundo o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, os produtores rurais que participam do projeto ‘Faça a Feira na Feirinha do Alto’ foram bem recebidos pelos expositores do atrativo turístico. De acordo com Marcus Vinícius Ramos (Marcão), a ideia do Governo é alavancar o turismo e a agricultura através dessa iniciativa. “Vamos criar um novo hábito nos turistas e visitantes. Vi alguns deles conversando com os produtores, querendo saber como faz para visitar as lavouras. E na cadeira final disso tem a geração de emprego e renda, que o nosso município está precisando”, assinalou o secretário.

Variedade e qualidade

Os bons preços e a qualidade de legumes, verduras e produtos da agroindústria familiar foram os atrativos. “Tudo muito fresquinho e com preços ótimos”, elogiou Teresa Filomena. “Muito bom, pois a cada dia a procura por alimentos saudáveis está maior”, enalteceu Lila Paquelet.

O contato direto com os agricultores foi aprovado pelos visitantes da Feirinha do Alto. “Os próprios produtores vendendo dá um ingrediente diferente ao alimento que estamos comprando”, opinou Angela Pires. “É uma boa oportunidade para divulgar a economia local”, pontuou Ana Paula Figueiredo.

Quem mora em Teresópolis sentiu orgulho ao ver a qualidade da produção agrícola do município. “O pessoal vê toda a produção da nossa terra”, falou Simone Veras. “Muita gente vem a Teresópolis e não conhece esse lado agrícola do município”, acrescentou Luiz Alberto Veras.

Inclusão

Com barracas de legumes, hortaliças e agroindústria familiar montadas no entorno da quadra da Praça Higino da Silveira, os estandes são coordenados pelas associações de produtores rurais cadastradas pela Emater. O projeto contribui para promover a agricultura, o turismo e a geração de renda.

“A Feirinha é o melhor lugar que, na minha visão, une os dois pontos fortes que o município tem como aptidão: o turismo e a agricultura. Esse é um momento único na história de Teresópolis”, frisou João Francisco Vieira Soares, agente de desenvolvimento rural sustentável do Escritório Local da Emater. “Começamos a inclusão dos agricultores na Feirinha do Alto para atender moradores e visitantes da nossa cidade”, completou o supervisor local da Emater, Maurício dos Santos Reis.

Valorização do homem do campo

A proposta de realizar feiras livres nos bairros acontece desde abril do ano passado, com o 1º Circuito da Feira da Agricultura Familiar ‘Vem pra Roça’, criado pela Prefeitura, em parceria com a Emater. O objetivo: oferecer mais espaço de comercialização e divulgação dos produtos do campo. O projeto ‘Faça a Feira na Feirinha do Alto’ continua neste sábado e domingo, dias 4 e 5 de março.

“Foi um sucesso. Os agricultores trouxeram seus produtos, as pessoas compraram e elogiaram a iniciativa. Fico feliz, com a determinação do prefeito Tricano, em poder ajudar a expandir esse trabalho tão importante dos nossos produtores rurais. Convidamos a todos para prestigiar as nossas feiras, e agora também na Feirinha do Alto. Façam a feira na Feirinha”, conclamou Raphael Teixeira, secretário municipal de Agricultura.

Fotos: AscomPMT