Você está visualizando atualmente Exposição ‘Arte, Cor e Natureza’ segue até setembro na Casa de Cultura de Teresópolis

Aberta no dia 28 de julho, a exposição ‘Arte, Cor e Natureza’, da artista plástica Rosa Helena, pode ser vista até o dia 10 de setembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras. A visitação acontece de segunda a domingo, das 10h às 17h. Entrada franca. As telas seguem um estilo focado no detalhe e no realismo, onde a pesquisa minuciosa das texturas, das matérias e superfícies confere um caráter fotográfico às pinturas da artista, recentemente premiada no 10º Salão de Artes Levino Fanzeres, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro do Itapemirim/ES.

O início: Rosa Helena dá início à sua trajetória artística na segunda metade da década de 1980, sob orientação do pintor José Ramon, consagrado artista teresopolitano, cuja técnica impressionista influenciou inúmeros talentos ao longo dos muitos anos que atuou como professor. Com Rosa não seria diferente, e, no início do seu percurso, a pincelada encorpada, espatulada e rápida aparece com cores vibrantes em seus quadros, numa nítida influência do mestre Ramon, sendo paisagens e casarios seus temas preferidos durante todo a sua trajetória artística na década de 1990 .

Maturidade artística: Após um longo hiato, período que se dedicou ao ensino da biologia, mas sem nunca se desapegar da arte, a artista retorna à pintura a partir de 2021, dedicando-se ao aprimoramento da técnica e explorando um novo estilo, focada no detalhe e no realismo. A maturidade artística vem sendo construída através da série de trabalhos produzidos nos últimos 3 anos, onde a pesquisa minuciosa das texturas, das matérias e superfícies confere um caráter fotográfico à sua pintura

Destaques: Neste relativamente curto período de retorno à pintura, a artista já foi premiada no 29º Salão Nacional da Primavera, realizado no final do ano passado pela Soarte (Sociedade dos Artistas de Teresópolis), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Selecionada entre 20 artistas de todo o país, participou do 10º Salão de Artes Levino Fanzeres, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, conquistando o terceiro lugar com o tema ‘Arte e Meio Ambiente: Significados e Sentidos’, atestando seu inegável talento, dedicação à pesquisa e comprometimento com a expressão artística.

Fotos: Divulgação.