Evento de encerramento das atividades da Ronda Escolar acontece na terça, 3/12

O Grupamento Especializado de Ronda Escolar vai realizar na próxima terça, 3 de dezembro, às 10h, no Teatro Municipal, o evento de encerramento das atividades do grupo em 2019. Em 2019, até outubro, a equipe da Ronda Escolar realizou em torno de 1.650 atividades, com a participação de cerca de 5.700 estudantes.

O evento de encerramento vai contar com apresentação das ações realizadas ao longo do ano; peça teatral com alunos de escolas, CMEI  e creche municipais sobre os temas debatidos nas atividades promovidas nas unidades de ensino; auto de Natal com equipe lúdica da Guarda Civil Municipal do Rio de Janeiro; e músicas natalinas com a Banda da Guarda Civil Municipal de Teresópolis.

Conscientização desde a infância

Responsável por planejar e realizar ações preventivas e socioeducativas nas escolas da rede municipal de ensino, a equipe do Grupamento Especializado de Ronda Escola é vinculado à Guarda Civil Municipal/Secretaria Municipal de Segurança Pública. As atividades de conscientização no trânsito são promovidas durante todo o ano em unidades de ensino.

As equipes de atividades lúdicas e de palestras utilizam músicas, gincanas recreativas, teatro de fantoches, brincadeiras e encenações para, de forma descontraída, chamar a atenção de alunos, pais e professores sobre situações do dia a dia na escola, enfatizando valores éticos e morais e estimulando o exercício da cidadania.

Coordenado pela inspetora Jânia Gonçalves, o grupo também realiza patrulhas de inspeção dentro e no entorno das unidades escolares e atende a pedidos das diretorias para intervir em situações ocorridas nas escolas que necessitam do auxílio da Guarda Municipal. Além disso, também atua na orientação da comunidade escolar na faixa de pedestres em frente a escolas no horário de entrada e de saída das aulas.