Você está visualizando atualmente Estação Climatológica do INMET terá uso compartilhado com a Prefeitura de Teresópolis
Prefeito Vinicius Claussen recebe as chaves da Estação Climatológica das mãos de Marilene de Carvalho, coordenadora do Distrito de Meteorologia do INMET no Rio de Janeiro

O Prefeito Vinicius Claussen recebeu nesta terça-feira, 25/10, as chaves do imóvel onde está instalada a Estação Climatológica Auxiliar do Instituto Nacional de Meteorologia em Teresópolis, na Avenida Feliciano Sodré, 842, na Várzea. A estação existe no município desde 1º de janeiro de 1913 e é a segunda mais antiga do INMET em operação, ficando atrás apenas da unidade de Campos dos Goytacazes, fundada em 16 de junho de 1911.

Conforme Acordo de Cooperação Técnica Compartilhada, o INMET continuará na área ocupada pela estação fazendo a coleta diária de dados referentes às variáveis atmosféricas e enviando para a sede do Distrito de Meteorologia, no Rio de Janeiro. Caberá à Prefeitura fazer a manutenção e administrar o restante do imóvel, além de disponibilizar até dois funcionários para serem treinados como observadores meteorológicos – profissionais responsáveis pela observação do tempo e coleta de dados.

“Estamos assumindo a administração compartilhada do imóvel, que vamos revitalizar para dar uma função social ao espaço, localizado em uma área tão valorizada e de fácil acesso. Centenária, a Estação Climatológica presta um serviço fundamental de monitoramento do tempo e faz parte da paisagem urbana do centro de Teresópolis, com seus instrumentos meteorológicos”, relatou o Prefeito Vinicius Claussen.

As chaves foram entregues pela coordenadora do Distrito de Meteorologia do INMET no Rio de Janeiro. “Essa é uma importante parceria para manter a estação em funcionamento e operando de forma convencional, com coleta diária de dados, às 9h, sem interrupção”, comentou Marilene de Carvalho.

O observador meteorológico Augusto Alexandre Machado acompanhou a ação. “Completei 48 anos no INMET nesse mês e já podia estar aposentado, mas sou apaixonado pela Estação de Teresópolis, onde trabalho há 26 anos”, contou ele.

A estação

Pertencente ao 6º Distrito de Meteorologia e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Estação Climatológica Auxiliar de Teresópolis funciona em imóvel cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Como as demais estações auxiliares, ela integra a rede de monitoramento do INMET como parte dos planos de ação para prevenção de desastres naturais e de provimento de informações refinadas para a agricultura, previsão do tempo e previsão climática. É equipada com termômetro de máxima, termômetro de mínima, pluviômetro, pluviógrafo e cata-vento, instrumentos utilizados para coleta de dados, como temperatura, chuva e velocidade do vento.

Os termômetros são instalados dentro de um abrigo meteorológico, construído sobre coluna. A estrutura tem paredes vazadas para permitir que o ar a atravesse livremente, permitindo uma ventilação natural, ao mesmo tempo em que cria condições de sombra aos instrumentos meteorológicos em seu interior, para que registrem as características naturais da atmosfera. O abrigo é pintado de branco e encontra-se a 1,5 metro de altura, padrão internacional.

Fotos: Bruno Nepomuceno.