Estação Aventura: Prefeitura abre Temporada de Montanhismo nesta sexta (17)

No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, temporada começa no sábado (18)

Considerada a Capital Nacional do Montanhismo, Teresópolis terá duas programações de abertura da Temporada de Montanhismo 2019. Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Turismo realiza exposição de fotos de montanha, às 15h, no Teresópolis Shopping Center (Rua Edmundo Bittencourt, 101, Várzea), e exposição de filmes de montanha, às 18h, na Praça Olímpica Luís de Camões, no centro da cidade. As atividades integram a Estação Aventura do Calendário de Eventos 2019.

De acordo com o subsecretário de Turismo, Henrique Silva, as montanhas de Teresópolis são únicas por oferecer atrativos para famílias inteiras. “Pelas trilhas ou nas escaladas temos muita biodiversidade, vistas fantásticas, tanto de dia, quando se pode ter horizontes de 360 graus e se pode avistar a Baía de Guanabara e muitas áreas do Grande Rio, quanto à noite quando em noites claras se avista a Via Láctea completa diante de seus olhos e até estrelas cadentes. São verdadeiros espetáculos. Bem próximo, ao alcance dos olhos, se tem todas as nuances de cores de variados tons de verde ao colorido intenso das flores.”, revela.

Parque Nacional

Já no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), a Abertura da Temporada de Montanhismo 2019 será no sábado (18), das 8h às 19h. Tendo como tema os 80 anos de criação do Parque, a programação inclui exposição de equipamentos de montanhismo e a tradicional invasão de cumes, marcada pela escalada simultânea de várias montanhas da unidade de conservação. Música ao vivo com as bandas Mangabrothers, às 16h, e Sabottage, às 19h, completam as atividades. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Parques

Teresópolis tem em seu território três importantes unidades de conservação, que oferecem opções com vários graus de dificuldade para a prática de escaladas e de caminhadas.

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Prestes a completar 10 anos de existência, o Parque Municipal tem 4,3 hectares de área e possui trilhas fáceis, área de camping, água limpa e banheiros. É usado para atividades como caminhadas, escaladas e rapel. Contém uma imponente cordilheira com grandes afloramentos rochosos como a Pedra da Tartaruga. O parque protege muitas nascentes e importantes remanescentes da Mata Atlântica. Um levantamento ecológico identificou 121 espécies de aves, 31 mamíferos, incluindo algumas espécies ameaçadas, 19 répteis, 10 anfíbios e 8 grupos de insetos. É um excelente local para passeios em família.

Parque Estadual dos Três Picos

O Parque dos Três Picos tem uma excelente infraestrutura para caminhantes e escaladores. Entre as vias de escalada estão as Torres de Bonsucesso, Morro dos Cabritos e os Três Picos, que dá nome ao parque. Também há uma área de camping no Vale dos Deuses. O parque tem 65 mil hectares e abrange a área de cinco municípios fluminenses e atinge uma altitude de 2.366 metros.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso)

O Parnaso tem trilhas para todas as pessoas, inclusive com deficiência, com durações variadas que vão de 15 minutos a três dias de caminhada. Os mais dispostos podem realizar a travessia mais famosa do Brasil, entre as cidades de Teresópolis e Petrópolis. São três dias de caminhada e dois pernoites. Ainda é possível realizar escaladas radicais, como a do Pico Agulha do Diabo, com 2.050m, e também a mais famosa, a do Dedo de Deus, símbolo do montanhismo no Brasil e que possui diversos níveis de dificuldade nas suas diversas vias de acesso ao topo.