Você está visualizando atualmente Espaço do Empreendedor Itinerante facilita o acesso dos expositores do Shopping Popular de Teresópolis a vários serviços
O atendimento gratuito da equipe do Espaço do Empreendedor Itinerante segue nesta terça, 10 de outubro, das 13h às 17h

Atendimento segue nesta terça-feira, dia 10

Criado pela Gestão Municipal para levar os serviços públicos até o cidadão, o Espaço do Empreendedor Itinerante iniciou nesta segunda-feira, 09/10, uma ação de apoio aos 53 expositores do Shopping Popular Elian Jorge Lauand, na Várzea. O atendimento gratuito das secretarias municipais de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária segue nesta terça, 10/10, das 13h às 17h.

Entre os serviços, orientações sobre regularização das empresas, atualização cadastral, acesso ao microcrédito, parcelamento de dívida fiscais através do programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, e a obrigatoriedade de o microempreendedor individual obter a Inscrição Estadual para emitir notas fiscais eletrônicas de vendas.

Primeiro a ser atendido, Fernando José Lippi aprovou a iniciativa. “Ótimo pra manter o expositor atualizado, pois as leis mudam e sempre tem novidade. Muitas vezes temos dificuldade de acesso ao atendimento online e esta ação facilita a nossa vida”, comentou ele, que há cerca de 7 anos tem um box de aula de desenho e pintura no local.

Localizado ao lado da Rodoviária, o Shopping Popular possui 53 boxes de comércio variado

Realizado pelas servidoras municipais Amanda Carneiro e Paloma Eleotério, os atendimentos foram acompanhados pelo secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães, e pelas expositoras Tainá Almeida e Ana Íris Andrade, presidente e vice-presidente da AVAMT – Associação dos Vendedores Autônomos de Teresópolis.

“Muito importante para os concessionários, pois muitos não têm conhecimento sobre determinados assuntos. A Prefeitura trazendo esses serviços ao nosso local de trabalho facilita muito”, disse Tainá, que há 13 anos comercializa roupas femininas e acessórios no Shopping Popular. “Esclarecimento é fundamental, principalmente sobre a obrigatoriedade do MEI ter inscrição estadual. Como a maioria não tem contador, a informação de que estamos sujeitos ao pagamento de multa não chega a todos”, pontuou Íris, do box de acessórios de telefone celular. De acordo com a legislação estadual, a multa varia de R$ 779,92 a R$ 9.359,06.

Secretário de Trabalho Lucas Guimarães com Tainá Almeida e Ana Íris Andrade, da AVAMT, e as servidoras Paloma Eleotério e Amanda Carneiro

Melhorias: Em breve, o Shopping Popular receberá várias melhorias. “Será mais uma revitalização realizada pela gestão do Prefeito Vinicius Claussen que, em dezembro do ano passado, instalou nova identidade visual interna e externa no espaço, facilitando o acesso do público aos principais serviços oferecidos pelo centro comercial popular. Desta vez faremos pintura geral de piso e paredes, preparando o Shopping Popular para o Natal, importante época de vendas. A revitalização continuará no ano que vem, dentro do planejamento da Gestão Municipal”, relatou o secretário de Trabalho, Lucas Guimarães.

Em breve, o Shopping Popular receberá melhorias

O shopping: Construído pela Prefeitura, o Shopping Popular Elian Jorge Lauand foi inaugurado em abril de 2012 para atender vendedores autônomos que, há anos, trabalhavam em via pública, nas proximidades da Rodoviária. Com gestão compartilhada entre as secretarias municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e de Assistência Social e Direitos Humanos e a AVAMT, possui 53 boxes com roupas feminina, masculina e infantil, eletrônicos e informática, produtos naturais, barbearia, manutenção de celulares, produtos e essências naturais, serviços artísticos, acesso a crédito, cantinas, entre outros. Localizado nna Rua Waldir Barbosa Moreira, 136, na Várzea, funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Fotos: Luiz Gustavo Ferreira Gonçalves