Equipe do CRAS Meudon promove ação do Novembro Azul nas ruas do bairro

Você está visualizando atualmente Equipe do CRAS Meudon promove ação do Novembro Azul nas ruas do bairro
Compartilhar:

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Meudon, realizou, na última semana, ação de conscientização do Novembro Azul pelas ruas do bairro. A equipe distribuiu panfleto informativo sobre o tema e orientou os homens abordados sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.

 

Segundo dados do INCA, o câncer de próstata é o segundo câncer de maior incidência no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama. Se descoberto precocemente, a chance de cura é de 90% mas, por conta do preconceito que ainda existe por parte de alguns homens e da relutância em procurar um urologista, a equipe do CRAS Meudon decidiu entrar de cabeça na campanha do novembro azul e foi às ruas do bairro para dar orientações sobre o tema.

 

Para Tereza Alvarez, coordenadora do CRAS Meudon, ações como a que foi realizada por sua equipe são essenciais para quebrar os tabus que ainda existem sobre o exame de próstata: “Muitos homens não procuram um médico, principalmente quando falamos de um Urologista. É importante que eles percebam que a possibilidade do câncer é real, mas que um diagnóstico precoce faz toda a diferença na hora do tratamento”.

 

Homens a partir dos 40 anos devem fazer o exame de próstata anualmente. A detecção do câncer se dá através do exame de toque ou do exame de sangue PSA.

 

Fotos: Divulgação