Você está visualizando atualmente Equipe de Cordeiro visita Teresópolis para conferir o uso da ferramenta de compras públicas do Governo Federal

Em processo de adesão ao sistema eletrônico de compras públicas do Governo Federal, equipe técnica da Prefeitura de Cordeiro veio a Teresópolis conferir como o Município utiliza o portal de compras públicas da União, sistema de compras eletrônicas compras.gov.br, que foi implementado em 2021 pela Gestão Municipal.

“Viemos conferir a expertise de Teresópolis nessa área de compras públicas por meio de pregão eletrônico para avançar na implantação desse procedimento no nosso município”, comentou o secretário de Administração, Ronaldo Moisés Costa Silva, acompanhado pelo assessor jurídico, Daniel Curty, e por Aline Buarque Pinho, Bárbara de Souza, Thais Caeres  e Emmanuel de Mattos Macedo, da Comissão de Licitação de Cordeiro.

“Atual vencedor da Etapa Estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, no eixo de compras públicas, Teresópolis acaba se tornando referência em boas práticas executadas pelo Prefeito Vinicius Claussen nesta área. Entre elas, a criação do programa municipal de compras governamentais e do portal de compras, a ampliação da cotação de preços no mercado local  e as ações para facilitar o acesso dos microempreendedores individuais e empresários de pequeno e médio portes da cidade às aquisições feitas pela Prefeitura”, enumerou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, que acompanhou a comitiva de Cordeiro durante a visita técnica à Prefeitura de Teresópolis.

Agilizando as aquisições: Recebido nesta quinta-feira, 14/09, pela secretária de Administração, Gabrielle Guimarães, o grupo esteve no Departamento de Licitações, onde obteve orientações técnicas do pregoeiro Douglas Magno. Em pauta, informações sobre o cadastro de processos licitatórios no Portal do Governo Federal, a atuação do pregoeiro municipal e equipe, as ações de estímulo para que as empresas locais participem dos pregões eletrônicos e como manter o tratamento diferenciado dos pequenos negócios, conforme previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar Federal 123/2006).

Equipe de Cordeiro recebe informações técnicas no Departamento de Licitações

Migrando do papel para o eletrônico: O grupo também esteve na Secretaria de Controle Interno, onde a secretária Yára da Rocha Medeiros falou sobre o Sistema de Compliance – Sistema de Integridade Pública Responsável e Transparente do Poder Executivo do Município de Teresópolis. Foi abordada a migração do fluxo de papel para o sistema de protocolo eletrônico e o sistema eletrônico de processo administrativo, o 1Doc.

Economia dos recursos públicos: A visita foi finalizada na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, onde a equipe conheceu todo o fluxo de trabalho existente no sistema de protocolo eletrônico 1Doc e as rotinas de planejamento e execução dos processos de compras e aquisição da Prefeitura de Teresópolis pelo Sistema Eloweb. Implantado há 15 meses, o sistema digital da Prefeitura de Teresópolis recebeu nota 9.6 em pesquisa realizada com os usuários do Sistema de Processo Eletrônico 1Doc. Em um ano, o sistema gerou economia de mais de R$ 4,5 milhões aos cofres do município. Foram quase 400 mil acessos, mais de 50 mil documentos tramitados.

Comitiva conhece o fluxo de trabalho no sistema de protocolo eletrônico 1Doc

Fotos: Divulgação.