O público lotou a Casa de Cultura Adolpho Bloch na última sexta-feira, 7, e aplaudiu calorosamente as apresentações do projeto Entre Cantos, criado pela Secretaria Municipal de Cultura para promover os corais da cidade. Celebrando o Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, o evento foi marcado pela diversidade de estilo, interpretação primorosa e repertório variado.
“Muito bom ter a Casa de Cultura cheia, com a plateia aplaudindo música de qualidade, o talento coletivo e homenageando quem faz a Cultura acontecer”, comentou Wanderley Peres, secretário municipal de Cultura, acompanhado pelo subsecretário, Arnaldo Almeida, e equipe.
Vozes que encantam: Com repertório gospel, os corais Hadassah – da Igreja Batista Central de Teresópolis, Renascer – da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ebenezer – da Primeira Igreja Batista do Caleme, Madrigal – da Primeira Igreja Batista de Teresópolis e Chosen Voices – do Studio de Voz Cantada Jane Gomes interpretaram louvores e adoração.
Já o Coral Municipal de Teresópolis apresentou clássicos da Música Popular Brasileira, contando com a participação do Trio da Villa, formado por alunos da Escola Municipal de Música Giordano Marrelli – Núcleo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos em Teresópolis. Entre os concertos, a plateia conferiu o talento do violonista Rubens Tavares, diretor musical e professor da Escola Municipal de Música.
“Muito bom esse evento, para as pessoas terem contato com música de qualidade e de louvor”, opinou Oseias Cabral, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores da Área de Saúde de Teresópolis, Três Rios, Levy Gasparian e Paraíba do Sul. “Foi uma experiência nova, que só agrega para o município, pois a música traz emoção pra nossa vida”, pontuou a coralista, Tatiana Herculano. “O Entre Cantos reafirma o compromisso da Cultura com a boa música”, concluiu Pablo Portilho, regente do Coral Municipal.
Projetos: O secretário Wanderley Peres apresentou vários projetos executados pela pasta e que estão em andamento. Entre eles, o início das obras, ainda este ano, do CEU da Cultura. Um investimento em torno de R$ 2 milhões do Governo Federal, o equipamento será construído pelo Governo do Estado em um terreno de 4.000 m² no Rosário, com espaço para a arte, a cultura e o esporte.
O andamento das obras da Casa do Paquequer, no Soberbo, para dar memória ao escritor brasileiro José de Alencar, cujo livro ‘O Guarani’, foi inspirado em Teresópolis, e a criação, no início de 2026, da Biblioteca da Literatura Brasileira, em área da Prefeitura no terreno da antiga fábrica Sudamtex, na Várzea, foram outras ações apresentadas, além do restauro do Teatro Municipal, da varanda da Casa da Memória Arthur Dalmasso, ambos na Várzea, e da recuperação do entorno das ruínas do Mirante das Lendas, na Granja Guarani. “São ações que o governo está empenhado em executar para transformar a Cultura em Teresópolis”, finalizou Wanderley Peres.
Fotos: Jorge Maravilha.










