Você está visualizando atualmente Encontro Rural: Prefeitura segue com reuniões sobre Chamada Pública da Merenda Escolar

Próximo encontro será em Bonsucesso, na terça, 23/05

A Prefeitura, por meio das secretarias de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e de Educação, segue com as reuniões do Encontro Rural 2023. Durante as reuniões, que estão sendo realizadas no 2º e no 3º Distritos, a população tem acesso a diversos serviços, através do Espaço do Empreendedor Itinerante, e orientações sobre a Chamada Pública para a compra de produtos da Agricultura Familiar para a merenda escolar. O próximo encontro acontece na Escola M. Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso, na terça-feira, 23, e terá a participação do juiz federal titular Caio Taranto explicando sobre a aposentadoria rural. As atividades começam às 13h, com orientações sobre a Chamada Pública a partir das 18h.

Nos encontros, são apresentadas propostas dos itens que poderão ser fornecidos pelos agricultores como gêneros para a alimentação escolar e debatidas questões, como a qualidade, sazonalidade e unidades de entrega. A programação conta ainda com orientações da Emater sobre diversos assuntos, como a DAF (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Nesta quarta-feira, 17, foi realizado o Encontro Rural em Água Quente, no 2º Distrito, e contou com a participação do secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, da subsecretária de Educação, Laís Curry, e a presença do vereador Fabinho Filé.

“Durante os encontros apresentamos a proposta dos itens que poderão ser fornecidos pelos agricultores como gêneros para a alimentação escolar. A gente analisa com os produtores a qualidade, sazonalidade e unidades de entrega. Destacando que agricultores familiares de forma individual ou organizados em grupos informais, associações ou cooperativas poderão participar da Chamada Pública”, destacou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, pontuando que, em breve, o edital está disponível em www.licitacao.teresopolis.rj.gov.br.

As reuniões já foram realizadas em Pessegueiros e em Água Quente e na próxima terça, dia 23, será promovida em Bonsucesso. Também será agendado encontro em Venda Nova, no 3º distrito. Os eventos contam com Rodada de Conversas sobre diversos temas específicos para o interior do município, com informações de técnicos em agricultura, turismo rural, acesso ao crédito e educação empreendedora. Equipe da Sala do Empreendedor Itinerante presente, com orientação sobre a legalização de empresas, microcrédito produtivo, orientação e emissão de MEI e qualificação do empreendedor.

A compra de hortaliças, legumes e frutas da Agricultura Familiar para a alimentação escolar na Rede Municipal de Ensino é feita com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Desde 2019, a iniciativa é integrada ao Núcleo Estratégico Operacional da Agricultura Familiar, do Programa Cidades Empreendedoras. Desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura, o programa tem foco em políticas públicas para acelerar o desenvolvimento local.

Próximo encontro

23/05 – Escola M. Francisco Maria Dállia