Encontro Estadual de Comitês de Bacias em Teresópolis será lançado dia 16 pelo Comitê Piabanha

Acontece na próxima terça-feira (16), o lançamento oficial do 7º ECOB (Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro). O evento, que reúne representantes de nove comitês de bacias, que abrangem os 92 municípios fluminenses, será realizado no mês de junho, em Teresópolis. O lançamento será feito durante reunião ordinária do Comitê Piabanha, às 9h30 de terça-feira, no auditório da Universidade Estácio de Sá (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 488 – Várzea).

O ECOB

O 7º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB) acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho, em Teresópolis. Em 2019, a temática é ‘ Rios Fluminenses: O que temos e o que queremos’. Segundo o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), responsável pela organização do evento, a programação incluirá diversas atividades, como mesas de debates, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, palestras e visitas técnicas.

Os objetivos do evento são promover a integração entre os nove Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro; promover a reflexão e a participação entre todo o público do evento, envolvendo, além dos membros, o poder público, a sociedade civil e os demais interessados; estimular o debate sobre temas para a gestão compartilhada, integrada e assistência das águas; proporcionar a manutenção de avanços de diálogos para qualificação e efetividade da gestão das águas do Estado do Rio de Janeiro; e servir de espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento.

O Comitê – Órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto é o fórum onde são debatidas as questões referentes à gestão da água. Tem como função deliberar sobre a aplicação dos recursos arrecadados com o pagamento do uso da água pelas grandes empresas localizadas nos dez municípios de sua abrangência.

Composto por representantes dos usuários, da sociedade civil e do poder público, tem como área de atuação os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Areal, Carmo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Três Rios.