‘Emprega Terê’ forma 1ª turma no curso de Gastronomia

Programa de capacitação inclui 1.244 vagas em diversas áreas, como Beleza, Administração e Gestão, Moda, Turismo e Hotelaria e Design e Decoração

Incentivar a geração de empregos e renda em Teresópolis é o principal objetivo do ‘Emprega Terê, iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Senac e o Senai. O programa formou a primeira turma da Unidade Móvel de Gastronomia do Senac RJ no município, nesta terça, dia 11, em cerimônia no Sesc Alpina. Sessenta e nove alunos receberam seus certificados.

“Essa oportunidade do Senac e da Prefeitura para o pessoal da cidade foi bem interessante. Na turma, temos alunos que já trabalham com Gastronomia e outros que querem entrar no ramo. Eu estou montando uma pizzaria e o curso complementou bastante o meu conhecimento”, comentou o formando em Técnicas de Pizzaiolo Bruno Silveira.

O Prefeito Vinicius Claussen destacou que o ‘Emprega Terê’ engloba 1.244 vagas gratuitas em diversos cursos para quem mais precisa de uma oportunidade de capacitação. “Entregamos hoje os certificados dos 69 alunos dos cursos de Gastronomia do Programa Emprega Terê com o Senac. Todos também passaram por oficinas de empreendedorismo com o Sebrae e já saíram com carteira de trabalho. E já temos o compromisso de empresas locais, como restaurantes, padarias e docerias, de contratar profissionais formados no curso. E esta foi só a primeira turma”.

A formatura contou com a presença de representantes de entidades e de empresários interessados em contratar profissionais formados no curso. “Pra gente, é importantíssimo esse tipo de parceria. A nossa missão é trazer qualificação, oportunidade de emprego. E encontrar um parceiro como a Prefeitura de Teresópolis é fundamental porque reforça a possibilidade que a gente tem de trazer esse benefício para as pessoas”, ressaltou o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro.

Todos os formandos saíram com Carteira de Trabalho. Os empresários que desejam ter acesso ao currículo dos recém-formados podem procurar a Secretaria de Trabalho.

Os cursos promovidos foram: Salgados para festas, Doces para festas, Bases de Confeitaria, Fabricação de Massas, Técnicas de Pizzaiolo e Preparo de Pães Tradicionais. Durante a cerimônia os alunos apresentarão fotos dos pratos elaborados com base nas técnicas aprendidas em sala de aula.

‘Emprega Terê’

O público-alvo do ‘Emprega Terê’ são jovens e adultos cadastrados e atendidos pelos nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) do município. Ao todo, foram contratadas 400 vagas com o Senac, 400 com o Senai e outras 444 foram ofertadas em contrapartida social pelo Sistema S.  A contratação do SENAC e do SENAI, instituições de referência em qualificação profissional, é feita com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social, com autorização do Conselho Municipal de Assistência Social.

No projeto, o Senac RJ oferece cursos nas áreas de Gastronomia, Beleza, Administração e Gestão, Moda, Turismo e Hotelaria e Design e Decoração; que têm duração média de 3 meses, carga horária de 72 a 200 horas e requerem idade mínima de 16 anos. O projeto inclui ainda o curso “Empregabilidade e Mercado de Trabalho”, oferecido para jovens a partir de 14 anos, e palestras sobre empreendedorismo promovidas pelo Sebrae.

Fotos: Jorge Maravilha