Em sua 1ª edição, Jogos dos Anos Iniciais de Teresópolis têm inspirado alunos, pais e professores

Você está visualizando atualmente Em sua 1ª edição, Jogos dos Anos Iniciais de Teresópolis têm inspirado alunos, pais e professores
Compartilhar:

Competição reforça valores, como respeito e disciplina, e estimula espírito de equipe e companheirismo

Os Jogos dos Anos Iniciais (JAI`s) entram nas disputas de Futsal, última das cinco modalidades esportivas da competição, que começou dia 30 de agosto e termina nesta sexta, 2 de setembro, no Ginásio Pedro Jahara. Em sua 1ª edição, os JAI´s contou ainda com partidas de Dama, Cabo de Guerra, Corrida e Queimada, com a participação de 1.500 alunos, entre 6 e 11 anos, de 24 escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento esportivo terá como resultado muito mais do que medalhas e títulos para os campeões. Todos sairão vencedores: alunos, pais e professores são unânimes em afirmar que a competição reforça valores, como respeito e disciplina, e incentiva o espírito de equipe e o companheirismo.

Bruna Andrade, mãe do pequeno Victor Hugo, de 9 anos, aluno 3º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Antônio Santiago, comentou sobre o aprendizado do filho ao participar dos jogos. “A gente fica muito orgulhosa. Ele gosta de esporte e estar no time da escola é uma felicidade enorme pra ele. Estávamos acostumados a ver os estudantes maiores nessas competições e agora ter os jogos para os menores é uma iniciativa importante porque, desde pequenos, eles já vão aprendendo sobre disciplina, respeito aos colegas, ganhar e perder”, comentou Bruna.

Victor Burns, professor da Rede Municipal na Escola Municipal Prof. Sylvio Amaral dos Santos, também destacou a experiência que o evento esportivo está proporcionando aos estudantes. “É um prazer muito grande participar da 1ª edição dos jogos para os alunos do 1º segmento. Para eles, é uma oportunidade única porque eles saem da escola, experimentam o trabalho em grupo de outra forma e é um festival. A gente não cobra a vitória deles. Trabalhamos a ideia de que eles estão aqui para se divertir, experimentar o desafio. Vivenciam o vencer e perder e já começam desde cedo a lidar com essas emoções, aprendendo valores como respeito, confiança, cooperação e superação. O ganho pedagógico está sendo imenso! A gente agradece à Prefeitura pela realização dos JAI´s”, ressaltou o professor.

Aluna do 3º ano na Escola Sylvio Amaral dos Santos, Vitória Pires comentou sobre a participação nos jogos. “Estou achando muito legal ter os jogos para a nossa idade. Fiquei animada para participar. Já joguei Queimada e participei da Corrida. Hoje vou ser a goleira no Futsal. Esporte é importante pra gente treinar, ficar forte e fazer amigos. Representar a minha escola é uma honra. Eu amo a minha escola!”, disse a estudante.

Integrante da Comissão Organizadora dos JAI´s, Leonardo Mussel, professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, enfatizou sobre os benefícios da prática esportiva. “É de grande importância eles socializarem e vivenciarem a prática esportiva. Muitos estão mostrando um excelente desempenho e talentos podem ser revelados aqui! A competição traz valores fundamentais para a vida, como limite, respeito às regras, companheirismo, comprometimento, trabalho em equipe, e tantos outros. E futuramente quando forem participar dos Jogos Estudantis Municipais e dos Jogos Estudantis de Teresópolis, voltados para os alunos de maior faixa etária, já terão uma experiência enorme. É um aprendizado para a vida inteira!”, frisou Leonardo Mussel.

Os Jogos dos Anos Iniciais de Teresópolis terminam nesta sexta-feira, 2 de setembro, com as finais do Futsal, categoria Sub-11.

Fotos: Bruno Nepomuceno