Você está visualizando atualmente Educação reúne orientadores pedagógicos da Rede Municipal para alinhamento das diretrizes para o Ano Letivo

Orientadores pedagógicos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis se reuniram, nesta terça-feira, 7, no Teatro Municipal, na Prefeitura, para um encontro com os diversos setores do Departamento Pedagógico da Secretaria M. de Educação, como a Divisão de Educação Especial, Serviço de Educação Alimentar, Supervisão Escolar e Projetos Federais. Em pauta, o alinhamento das diretrizes e rotina nas unidades de ensino para o Ano Letivo de 2023.

“O papel do orientador pedagógico perpassa diferentes etapas dentro da escola e a parte administrativa, por exemplo, influencia diretamente no fazer pedagógico. As funções do orientador pedagógico dentro da escola são diversas e na prática é imensurável e fundamental para o bom andamento do dia a dia na rotina da escola”, enfatizou a diretora do Departamento Pedagógico da SME, Mônica Oliveira.

Durante o encontro, foram feitas apresentações sobre vários assuntos relacionados às diretrizes a serem seguidas nas unidades de ensino. “O início do ano é sempre desafiador e para a Educação Especial não é diferente. Cada dia mais as pessoas estão entendendo que o lugar de todas as crianças é na escola! Estamos à disposição das equipes gestoras e também dos pais e responsáveis para ajudar com relação a qualquer demanda dos nossos alunos PcDs”, frisou a coordenadora da Divisão de Educação Especial, Denise Antunes.

Questões como a seletividade alimentar, que deve estar respaldada por laudo médico, prazo para solicitação de kit lanche para atividades externas com cunho pedagógico e o estímulo à alimentação saudável foram abordadas pelo Serviço de Educação Alimentar. Ações que incentivem os alunos a consumirem alimentos saudáveis devem ser promovidas nas unidades. Para isso, nutricionistas vão visitar as turmas realizando o trabalho de conscientização dos estudantes quanto aos benefícios da boa alimentação, entre outras iniciativas que devem ser promovidas nas escolas.

Assuntos sobre a Educação Infantil (acolhimento e adaptação; desenvolvimento esperado; capacitação do agente de creche; etc.) Anos Iniciais, EMOTs (Escolas Municipais Olímpicas de Teresópolis e Anos Finais (JEPP/Jovens Empreendedores Primeiros Passos; coordenadores de área; Avança Terê), Supervisão Escolar (matrículas novas; calendário; estágios; Busca Ativa), Patrimônio e Projetos Federais também foram pontuados.

Fotos: Bruno Nepomuceno