Educação reúne equipes gestoras para apresentar temática pedagógica de 2026: ‘Fios que entrelaçam: tecendo histórias de toda gente’

No momento, você está visualizando Educação reúne equipes gestoras para apresentar temática pedagógica de 2026: ‘Fios que entrelaçam: tecendo histórias de toda gente’
Árvore artesanal representando a importância de cada fio para tecer histórias e aprendizados
Compartilhar:

A abertura do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis reuniu as equipes diretivas de todas as unidades escolares, nesta terça-feira (27/01), no Clube Comary. Durante o evento, a  Secretaria de Educação apresentou a temática pedagógica para o ano: ’Fios que entrelaçam: tecendo histórias de toda gente’. Palestra com a professora Kátia Smole, referência nacional na área educacional, e dinâmica com a psicóloga Érika Neves também contribuíram para a reflexão sobre a prática pedagógica que entrelaça saberes, fortalecendo laços e tecendo uma educação pública com mais significado, humanidade e esperança.

 

“Recebemos as equipes gestoras das unidades de toda a rede municipal para o pontapé inicial do Ano Letivo de 2026. A nossa temática para esse ano foi escolhida a partir da ideia de que toda a educação é um grande tecido e o fortalecimento de cada unidade é muito importante para que essa trama fique forte e se sustente.  O objetivo é que as escolas trabalhem esse tema, transformando-o em grandes aprendizados. A SME e o Prefeito Leonardo desejam um ano de muito sucesso, conquistas e aprendizado!”, enfatizou a secretária de Educação, Carla Rabello.

 

A diretora do Departamento Pedagógico da SME, Márcia Maria Tavares de Souza, apresentou a temática pedagógica de 2026, frisando que é fundamental promover aprendizagens significativas, possibilitando o desenvolvimento integral dos estudantes e uma educação humana ao longo da vida. Para efetivar essa proposta, Márcia pontuou:

 

“Alguns fios são inegociáveis, como a compreensão do ato de educar na perspectiva da educação integral e inclusiva. Também precisamos ter comprometimento real com a promoção da equidade e da justiça social por meio da Educação para as Relações Étnico-Raciais. Além disso, devemos nos comprometer efetivamente com um planejamento que envolva metodologias e processos avaliativos que garantam o aprendizado significativo do aluno”, explicou a diretora do Pedagógico da SME, enfatizando a importância do papel de cada aluno, cada professor, servidor, pessoa da comunidade e cada parceiro de órgãos municipais, estaduais e federais para o êxito da proposta.

 

O evento contou com a participação da professora Kátia Smole, referência nacional na área educacional, a diretora-executiva do Instituto Reúna, convidou o público a olhar para a ‘Coerência Pedagógica Sistêmica’ como um fio potente e indispensável, capaz de costurar os diferentes elemento que formam a trama pedagógica – currículo, práticas, avaliações, relações e propósitos. Um fio que dá sentido ao trabalho coletivo e garante que o ensino e a aprendizagem caminhem juntos, com consistência, significado e resultados, fortalecendo o tecido da educação que construímos todos os dias.

 

A psicóloga Érika Neves realizou uma atividade em grupo com as equipes gestoras para debater sobre as percepções e proposições sobre a temática apresentada  para o Ano Letivo 2026.

 

Fotos: Jorge Maravilha e Heitor Carreiro