Programação contará com apresentação de bandas de fanfarra, roda de capoeira, esporte e atividades recreativas
Com o tema ‘Brasil que queremos: Vozes que brincam e transformam’, a Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis promove, no próximo sábado (6), das 9h às 12h, na Praça Juscelino Kubitschek, a da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima, um evento em comemoração à Independência do Brasil, celebrada no dia 7 de setembro. Cerca de 1.200 alunos da Rede Municipal de Ensino participam do evento.
Na programação, apresentação das bandas de fanfarra das escolas municipais Belkis Frony Morgado, CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos, Sakurá, Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT) e do CIA Francisco Lippi (unidade estadual) e a banda convidada Fanfarra Terê. Roda de Capoeira; roda de conversa sobre tranças africanas; oficinas de Stencil Adinkra; pintuagem; brincadeiras, como jogo de damas, jogo da velha e amarelinha africana; festival de bolhas de sabão e ping-pong também estão entre as atividades.
Com relação ao trânsito no entorno do evento, a Rua Josefa Jorge, que fica na lateral da praça, ficará interditada durante a realização das atividades.
Programação
Apresentações de bandas de fanfarra.
Jogo de Damas – A atividade será realizada em seis mesas disponíveis na praça da Casa de Cultura.
Atividades recreativas – Brincadeiras como bambolê e pular corda, por exemplo, proporcionam benefícios para o corpo e a mente. São excelentes para o desenvolvimento infanto-juvenil, melhorando a consciência corporal. Promovem a interação social, a imaginação e a criatividade.
Bolhas de sabão – A atividade vai muito além da diversão, é útil para o desenvolvimento infanto-juvenil. Pode ser uma forma de relaxamento para adultos, sendo uma ótima maneira de se conectar com as crianças e passar tempo de qualidade juntos.
Jogo da Velha – A atividade oferece benefícios para crianças, adolescentes e adultos: lógica e estratégia, resolução de problemas, tomada de decisão, concentração e comunicação.
Ping-pong – Uma atividade divertida que oferece benefícios físicos e mentais como coordenação motora, agilidade e reflexo, saúde cardiovascular, equilíbrio e postura, concentração e foco, raciocínio lógico e estratégia, habilidade em resolução de problemas e alívio de estresse.
Pintuagem – Atividade rica e divertida para crianças e adultos tendo como principais benefícios: ludicidade, desenvolvimento da criatividade e imaginação, expressão de emoções, senso de realização e autoconfiança e estímulo sensorial.
Torneio de Bafo – Brincadeira popular no Brasil, forma divertida de passar o tempo que envolve o colecionismo, habilidades de estratégia, interação social e tradição.
Roda de Capoeira (10h às 11h) – A Roda de Capoeira convida crianças e adolescentes a se conectarem com suas raízes por meio dessa poderosa manifestação cultural afro-brasileira. Mais que uma luta, a capoeira é um símbolo vivo de resistência e liberdade, que valoriza a herança africana e a ancestralidade. A atividade tem como objetivo fortalecer a identidade e a autoestima dos participantes, promovendo a equidade racial e a conscientização histórica de forma lúdica e engajadora.
Amarelinha Africana – A Amarelinha Africana convida a todos a uma jornada de descoberta de suas raízes. Longe de ser apenas um jogo, esta é uma brincadeira rítmica e vibrante, conhecida em países como Moçambique pelo nome de “Teca-Teca”, que resgata e celebra a rica herança cultural africana e afro-brasileira. A atividade transforma um passatempo em uma poderosa ferramenta para fortalecer a identidade e a ancestralidade, na qual um conecta-se com suas origens de maneira divertida e autêntica, valorizando a sua história e herança cultural.
Tenda do desenho e outros grafismos – Desenhar vai muito além da criação de obras de arte, é ferramenta poderosa de comunicação, expressão e aprendizagem.
Tradições das tranças africanas – (9h30 às 10h15 e 10h30 às 11h15) – Roda de conversa sobre Tranças Africanas convida as crianças a mergulharem no universo dos penteados para celebrar a beleza do cabelo crespo e cacheado. A atividade é um espaço para valorizar a identidade e a herança afro-brasileira, promovendo o autoconhecimento e o orgulho por meio de uma perspectiva de educação antirracista. A proposta transforma a arte das tranças em uma jornada de auto afirmação, na qual cada criança aprende a amar e a celebrar suas raízes de forma divertida e criativa.
Oficina de Stencil Adinkra (9h30 às 10h15 e 10h30 às 11h15) – A oficina convida a explorar a riqueza da cultura africana por meio da arte do Stencil Adinkra. Vamos juntos aprender sobre os símbolos do povo Akan, de Gana, que representam resistência, sabedoria e beleza, e que são uma base fundamental da cultura brasileira. Mais do que uma atividade artística, esta é uma celebração da África e da cultura afro-brasileira, na qual cada participante dá forma à história e à identidade em cada stencil criado.
Exposição Artes da Serra de Teresópolis – Mostra de quadros que reúne obras de um coletivo de artistas e celebra a natureza e a cultura da Região Serrana.
Oficina ‘O Corpo Sensível em Estado de Graça’, com Madson José – (9h30 as 11h30) – Atividade direcionada a público com mais de 15 anos no Teatro da Casa de Cultura.