Ecletismo e boa música em dose dupla

“Cultura de Raiz”, com a genuína Música Popular Brasileira, e “Música na Matriz”,

com o Conjunto de Flautas da Grota, animam o primeiro domingo de outubro

Teresópolis, 27 de setembro de 2017 – Já é tradição há pouco mais de oito anos: todo primeiro domingo do mês, a cantoria em Teresópolis começa de manhã, a partir das 10h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, em Araras) com o Projeto “Cultura de Raiz”. O encontro é dedicado a mais pura música brasileira e seus muitos ritmos: do sertanejo e do forró ao samba e à música romântica, entre outros.

Mais de uma dezena de apresentações de artistas-solo ou grupos acontecem no palco da Casa de Cultura até as 13h, com direito a lanche para todos, sob o patrocínio do Supermercado Multi Market. A apresentação é da atriz e conselheira estadual de Cultura, Nara Zeitune, com produção de Eliana Resende e sonorização de Iremilton Souza.

O evento é uma realização da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, assim como outro projeto de sucesso, o “Música na Matriz”, que há 23 anos, também no primeiro domingo do mês, traz atrações para a Igreja de Santa Teresa, no Centro, das 16h às 17h. No próximo domingo, 1º de outubro, a atração é o Conjunto de Flautas da Grota, de Niterói. A apresentação fica a cargo de Célia Seabra, diretora do projeto e também do Núcleo Teresopolitano da Escola de Música Villa-Lobos.

Jovens tocando música renascentista, barroca e MPB

O Conjunto de Flautas da Grota, que já tocou na Matriz em de agosto de 2016, é formado por crianças e jovens da comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco, Niterói. O trabalho com a flauta doce na comunidade teve início em 1995 quando, a pedido de sua mãe, Dona Otávia, Márcio Paes Selles iniciou as aulas com um grupo de quatro meninos. Como decorrência do trabalho desenvolvido por Márcio, estes meninos, hoje jovens, passaram a estudar violino e formaram a Orquestra de Cordas da Grota, que vem se apresentando em diversas salas de concerto em Niterói, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e até no exterior.

A partir de 1998, a professora Lenora Pinto Mendes assumiu as aulas de flauta e, hoje, trabalha com aproximadamente 50 alunos de diversos níveis. O trabalho com a flauta doce caminhou para a formação do Conjunto de Flautas da Grota, que se apresenta com os alunos mais adiantados. Por ser um instrumento típico dos períodos renascentista e barroco, o Conjunto de Flautas da Grota desenvolve um repertório de músicas destes períodos, além de músicas populares brasileiras.

Texto e Fotos: Ney Reis/Secretaria Municipal de Cultura