Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua: Assistência Social, Saúde, Trabalho e Esporte realizam ação especial para marcar a data

Você está visualizando atualmente Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua: Assistência Social, Saúde,  Trabalho e Esporte realizam ação especial para marcar a data

Para lembrar o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” – 19 de agosto, em referência ao episódio conhecido como ‘Massacre da Sé’, quando sete PSR morreram e oito ficaram feridas, enquanto dormiam na região da Praça da Sé, no centro da capital paulista –, um grande mutirão assistencial aatenderia a esse público no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, no dia 21 de agosto, das 8h às 14h. A ação conjunta das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Esporte e Lazer e de Saúde, além do Cadastro Único do Governo Federal e da equipe do Sistema Nacional de Empregos (SINE), da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, oferecerá atendimento social; cadastramento e recadastramento no Cadastro Único para o Programa Bolsa Família; atendimento para cadastro no Banco de Empregos e emissão de CTPS; e também orientações jurídicas para o acesso aos direitos sociais.

Haverá ainda atendimento da Saúde, através do programa Consultório na Rua, do Ministério da Saúde (que financia mais de 150 equipes em todo o País), atividades físicas a cargo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, corte de cabelo e barba pela equipe da SMASDH, café da manhã e almoço servidos pela equipe do Café Popular e serviços de higiene.

A iniciativa leva em conta que Pessoas em Situação de Rua, pelas suas condições de higiene e alimentação, costumam ser mais vulneráveis a doenças, especialmente nesta época do ano, com o frio intenso do inverno na serra. “Este é o primeiro resultado do Grupo de Trabalho Intersetorial que iniciamos há três meses na Proteção Social Especial. Um Projeto de Reestruturação do SUAS com metas de linhas de cuidados, prevenção e promoção de vidas à Pessoa em Situação de Rua, compreendida em sua totalidade. Queremos dizer que ainda estamos em processo de construção. Este evento terá a participação efetiva da SMASDH, Esporte e Lazer, Saúde, Trabalho, Emprego e Economia Solidária e com total apoio da comunidade. Só tenho a dizer: muito obrigada!”, declarou a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane de Moraes Leite.