Você está visualizando atualmente Desenvolvimento Social de Teresópolis marca presença no primeiro Seminário de Vigilância Socioassistencial do SUAS

Assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis compareceram, na última sexta-feira, 27, ao Primeiro Seminário de Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Rio de Janeiro. Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o evento teve como objetivo pautar as temáticas que envolvem as bases estruturais do setor de vigilância, estruturação no organograma das Secretarias Municipais e suas ferramentas e possibilidades.

O Setor de Vigilância Socioassistencial possibilita a supervisão das atividades de planejamento, organização e execução das ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços da rede socioassistencial, garantindo a proteção e defesa do público atendido pela Política Nacional de Assistência Social, através da maior cobertura de atendimento e abrangência de um maior número populacional, gerando assim resultados de forma mais eficiente e eficaz. As assistentes sociais teresopolitanas puderam aprimorar seus conhecimentos acerca do tema para que aplicassem o conhecimento adquirido os adaptando para a realidade local.

Além das mesas de abertura e encerramento, o seminário contou com duas mesas temáticas: a primeira abordando as “Bases estruturais da Vigilância Socioassistencial do SUAS”, ministrada pela Dra. Isadora Modesto, pesquisadora do Núcleo de cidades e territórios do Programa de pós-graduação da PUC São Paulo, e pela Dra. Viviane Pereira Santos, servidora da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, na Secretaria Municipal de Assistência Social; e a segunda, denominada “Ferramentas, possibilidades e Funções”, abordando o sistema de informação, base de dados e indicadores como ferramentas do setor para melhorar a execução do serviço e maior eficácia no planejamento da Política de Assistência Social dos Municípios.