Cultura de Raiz: Repentes, poesia, música e maracatu celebram a Primavera e a Independência do Brasil em Teresópolis

No momento, você está visualizando Cultura de Raiz: Repentes, poesia, música e maracatu celebram a Primavera e a Independência do Brasil em Teresópolis
Vera Bocard, ao microfone, com a cantora e repentista Wabdra Pinheiro
Compartilhar:

Público e artistas populares celebraram neste domingo, 7 de setembro, a Primavera e a Independência do Brasil na edição especial do Cultura de Raiz, realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Com músicas e versos autorais e sucessos da música popular, os participantes foram aplaudidos calorosamente pelo público. Entre eles, o sanfoneiro Paulo Madureira, que prestigiou o evento do início ao fim. “Meus colegas se apresentam no Cultura de Raiz e sempre venho aplaudir. Gosto muito, é uma cultura muito boa”, comentou.

Anfitrião do projeto, o secretário municipal de Cultura deu boas-vindas a todos e anunciou a próxima ação que movimentará a Casa de Cultura. “Faremos um grande evento no dia 22, com a participação das secretarias de Educação, de Esporte, de Defesa Civil e de Meio Ambiente. Teremos diversas atividades nos jardins da Casa de Cultura para marcar a chegada da Primavera. Venham participar com a gente”, convidou Wanderley Peres, acompanhado do subsecretário, Arnaldo Almeida, da diretora da Casa de Cultura, Sandra Saan, e equipe.

Homenagem à natureza: O apresentador do Cultura de Raiz, Roberto Selig, abriu a programação cantando em dupla com Maria Eduarda Portella a música ‘O sal da terra’ (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), que fala sobre a construção de um novo planeta. Também subiram ao palco o subsecretário de Cultura Arnaldo Almeida e André Magalhães, com a música ‘Primavera’ (Tim Maia), brindando a estação das flores.

Repentes, louvores e trovas: A plateia foi conquistada pelo improviso criativo da repentista Wanda Pinheiro, que embalou o público com os louvores ‘Vai dar tudo certo’ e ‘De coração para Coração’; pela simplicidade dos versos da trovadora Aracy Cunha e pela energia da música e da dança do maracatu da Trupe Serra Encena.

Autorais: Frequentador assíduo do palco da Casa de Cultura, o cantor popular Mário Rocha apresentou as músicas autorais ‘Fala pra Mim’ e ‘Deitado em seus Braços’. “Gosto de pegar um caderno e escrever o que sinto no coração. Agradeço pela oportunidade de me apresentar no Cultura de Raiz”, comentou.

Alegria no palco: Receberam os aplausos calorosos do público os artistas populares André Magalhães e Buick com ‘Tocando em Frente’ (Almir Sater e Renato Teixeira); Crézio da Vila, com ‘Na Sola da Bota’ (Rionegro e Solimões) e ‘Paixão de Peão’ (Rick e Márcio Lima); Márcia Vinchon, com ‘Tempo de Primavera’; Regina Franco e Álvaro Paiva, com ‘Naquela Mesa’ (Sérgio Bittencourt), ‘Disparada’ (Geraldo Vandré e Theo de Barros) e ‘Tiro ao Álvaro’ (Adoniran Barbosa); e Vera Bocard, com ‘Você Mentiu’ (Caetano Veloso), ‘A Majestade, o Sabiá’ (Roberta Miranda) e ‘Índia’ (versão de José Fortuna).

 

Fotos: Roberto Ferreira e Divulgação.