Corrente do bem: Praças no bairro de Fátima são adotadas pela iniciativa privada

Você está visualizando atualmente Corrente do bem: Praças no bairro de Fátima são adotadas pela iniciativa privada
Na assinatura do termo de adoção das pracinhas do bairro de Fátima: Vereador Amós Laurindo, Prefeito Vinicius Claussen, secretário de Planejamento Fábio Cunha Cardoso e os empresários Raul Azevedo Alves e Raul Machado Alves Filho
Compartilhar:

As duas praças situadas no entrocamento das ruas Tietê, João Batista Vaz e Mello Franco, no bairro Nossa Senhora de Fátima, acabam de ser adotadas pela iniciativa privada dentro do projeto Adote Terê. Um dos eixos do programa Terê tão Bela, idealizado pelo Prefeito Vinicius Claussen, a iniciativa é um convite para que empresas, associações de moradores e cidadãos se mobilizem pela revitalização e manutenção dos espaços públicos de esportes e lazer, áreas verdes, canteiros centrais e mobiliário urbano como forma de preservar o meio ambiente e conservar as áreas de convívio da população. Isso sempre seguindo os critérios técnicos de acessibilidade, paisagismo e de uso público elaborados e fiscalizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais e da Subsecretaria de Projetos.

Pelo termo de adoção assinado nesta quarta-feira, 13/10, pelo Prefeito Vinicius Claussen, pelo secretário municipal de Planejamento, Fábio Cunha Cardoso, por Raul Machado Alves Filho e Márcio Machado Alves, representantes do Posto Santo Estevão, do grupo Luso-CIAL – acompanhados pelo patriarca Raul Azevedo Alves, os espaços serão revitalizados e depois terão a manutenção feita pela empresa, pelo prazo de 5 anos. Todas as benfeitorias realizadas serão incorporadas ao patrimônio do Município, sem direito a indenização ou retenção por parte da empresa adotante do equipamento público.

Para o Prefeito Vinicius Claussen, a iniciativa é uma corrente do bem que visa atrair o segmento produtivo para que a lei de adoção de logradouros públicos saia definitivamente do papel. “Os empresários desta família empreendedora de Teresópolis entenderam o chamamento da nossa gestão pública e aceitaram o convite para assumir a revitalização das duas pracinhas. Temos mais 16 projetos em andamento de lugares que futuramente serão adotados e recuperados, como o canteiro central da Reta”, assinalou Vinicius Claussen, anunciando para breve o início do recapeamento das principais ruas dos bairros de Fátima e de Araras.

Os empresários ressaltaram a importância de envolver a iniciativa privada nesta ação de embelezamento de Teresópolis para moradores e turistas. “Qualquer iniciativa do poder público para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade é muito bem vida. E quando o prefeito nos convidou a participar dessa ação, como teresopolitanos não poderíamos deixar de dar nosso incentivo e apoio. Com isso, os cofres públicos terão um pouco mais de recursos para investir em outras áreas, como Saúde e Educação, por exemplo. Como empresários atuantes em Teresópolis, nós agradecemos pela oportunidade de ajudar o município nesse sentido”, destacou o empresário Márcio Machado Alves.                                                    

“A CIAL Construtora é responsável pelas obras em andamento do Posto Santo Estevão, que vai seguir nuances da tendência arquitetônica inglesa, dentro do critério de identidade solicitado pela Prefeitura. A previsão é de que o posto seja inaugurado em janeiro, mas a revitalização das duas pracinhas deve ficar pronta antes”, acrescentou o empresário Raul Machado Alves Filho.

O Vereador Amós Laurindo acompanhou a assinatura do termo de adoção. “Essa é uma ação que já acontece em outros municípios e que finalmente Teresópolis põe em prática. Agradeço ao prefeito por ampliar essa visão de que a parceria público-privada dá certo. Tem muita coisa boa vindo por aí”, comentou o Vereador.

“Acredito na união do 1º, 2º e 3º setores de Teresópolis em prol da construção da nova identidade e da cidade dos nossos sonhos. Como dizia o urbanista Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, a cidade é um sonho coletivo. Precisamos sonhar juntos e trabalhar para que o município se renove e traga bons frutos, como oportunidades, empregos e desenvolvimento humano, acima de tudo”, finalizou o Prefeito Vinicius Claussen.

Fotos: Bruno Nepomuceno.