Você está visualizando atualmente Ciência e Tecnologia realiza encontros para apresentar o Edital de Fomento de Projetos com Base Tecnológica de Teresópolis

Iniciativa pioneira entre prefeituras do estado do Rio de Janeiro prevê investimentos de R$ 195 mil em 45 projetos.

Inscrições serão abertas no dia 10 de janeiro

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia deu início a uma série de encontros virtuais para divulgar o Edital de Fomento de Projetos com Base Tecnológica. Lançado pelo Prefeito Vinicius Claussen no dia 30 de novembro, o chamamento público prevê investimentos de R$ 195 mil para apoiar e fomentar 45 projetos que promovam o empreendedorismo na área da inovação tecnológica em Teresópolis.

“Queremos promover o desenvolvimento tecnológico e científico no município. A meta do nosso planejamento estratégico é potencializar o surgimento de negócios inovadores e estimular a mentalidade empreendedora, a fim de desenvolver o ecossistema de inovação em Teresópolis”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.

Realizados no dia 21 de dezembro, os primeiros encontros virtuais foram direcionados a alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estácio de Sá. Nos dias 17 e 18 de janeiro, será a vez dos estudantes da UNOPAR e do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), respectivamente.

“Nesses encontros temos a oportunidade de apresentar detalhes do chamamento público e esclarecer dúvidas sobre como participar do Edital, que é inédito”, destaca Vinicius Oberg, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia está à disposição para agendamento de encontros com universidades e instituições interessadas. Basta solicitar através do email [email protected].gov.br.

Outros canais de informações e atualizações disponíveis são o Telegram (https://web.telegram.org/z/#-1607354431) e o portal do InovaTerê (https://teresopolis.rj.gov.br/inovatere/).

O edital

O Chamamento Público nº 001/2021 – Edital de Fomento de Projetos com Base Tecnológica elenca os procedimentos para a apresentação, análise, seleção e apoio econômico e financeiro a empreendedores titulares de projetos de inovação com base tecnológica que proponham a solução de problemas nas áreas de Agricultura, Educação, Turis mo e Governo Digital, desde que estejam em consonância com um dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Milênio, da ONU. Podem ser propostas de eventos, negócios, conteúdos, pesquisas acadêmicas e trabalhos de conclusão de cursos.

As inscrições das propostas são gratuitas e poderão ser realizadas entre os dias 10/01 e 10/02/2022.

Público de interesse

Poderão participar do edital pessoas físicas e jurídicas titulares de projetos individuais que tenham por base o relacionamento territorial com o Município de Teresópolis, com as seguintes condições:

1. Só poderão se inscrever empreendedores residentes há pelo menos 1 ano no Município de Teresópolis, a partir da data de publicação deste edital.
  2. Participantes menores de 18 anos podem se inscrever, desde que devidamente autorizados pelo responsável legal;
  3. Cada participante poderá inscrever um único projeto, do qual será considerado autor titular;
  4. Projetos que tenham um protótipo, entretanto, serão aceitos, mas isso deverá ficar claro na proposta;
  5. Projetos oriundos de trabalhos de conclusão de curso de graduação e/ou de pós-graduação também poderão ser inscritos.

Os projetos/ideias serão destinados a Pessoas Físicas e Jurídicas com as seguintes condições:

a) Pessoa Física

1. Serão contempladas o máximo de 25 (vinte e cinco) propostas apresentadas;
  2. Cada proposta receberá o montante de R$ 3.000,00 (três mil reais).

b) Pessoa Jurídica

1. Serão contempladas o máximo de 20 (vinte) propostas apresentadas;
  2. Cada proposta receberá o montante de R$ 6.000,00 (seis mil reais).

Seleção das propostas

O Comitê Gestor de Ações de Inovação, instrumento previsto na Lei Municipal nº 4.014, de 2 de julho de 2021, nomeará a Comissão Avaliadora deste Edital para a avaliação e julgamento dos projetos, bem como seleção das propostas que receberão apoio, atribuindo valores a cada quesito para uma classificação geral das propostas. A Comissão Avaliadora fará a avaliação, bem como selecionará os projetos/ideias que receberão apoio, atribuindo valores a cada quesito para uma classificaç&a tilde;o geral.

Os classificados para a etapa de entrevista decorrentes do edital serão publicados em Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Teresópolis e no site https://teresopolis.rj.gov.br/inovatere/,

bem como em outros canais oficiais da Prefeitura de Teresópolis, até o dia 28/03/2022.

O Projeto/ideia contemplado com recursos financeiros deste Edital deverá ser desenvolvidos pelo período de 12 (doze) meses, a contar do recebimento.

Atividades Período

Período para inscrições 10/01 a 10/02/2022