‘Cidade Limpa’: mutirão de limpeza continua no Rosário

Você está visualizando atualmente ‘Cidade Limpa’: mutirão de limpeza continua no Rosário

Terceiro bairro atendido pelo projeto ‘Cidade Limpa’, o Rosário recebeu a primeira etapa do mutirão de limpeza no último sábado, 27/11, com varrição de vias e servidões e retirada do lixo descartado em locais inapropriados. A ação continua no próximo sábado, 04/12, para cobrir os pontos não atendidos. Os primeiros bairros a receberem o mutirão foram Pimentel e Perpétuo, nos dias 06 e 13/11, respectivamente.

Um dos seis eixos do programa municipal ‘Terê Tão Bela’, idealizado pelo Prefeito Vinicius Claussen e que visa criar uma identidade e resgatar o sentimento de pertencimento e orgulho do morador de Teresópolis pela cidade, o ‘Cidade Limpa’ reúne equipes da Ouvidoria Municipal, das secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e de Serviços Públicos e do projeto Proteger Teresópolis/Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos).

As ações previstas neste eixo, e que são coordenadas pela Ouvidoria Geral, incluem a ampliação do programa de zeladoria dos bairros ‘Gari Comunitário’ para 30 comunidades atendidas, na cidade e no interior, e também do programa de reciclagem Recicla Terê, com o aumento do número de ecopontos para coleta do lixo reciclável.

“Pretendemos chegar a 25 ecopontos instalados até dezembro, além de implantar o recolhimento nas escolas municipais. Iniciamos em 2021 e ano que vem vamos aprimorar, chegando a todas as escolas. Hoje temos 25 garis comunitários e mais duas associações estão em fase de regularizar o programa de zeladoria ainda esse ano: a do Vale do Ribeirão, no 2º Distrito, e a do Morro do Tiro, na área urbana”, destaca o Ouvidor Geral do Município, Leonardo Manso.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, os mutirões de limpeza também integram o programa de preparação do Plano Verão. A equipe do órgão procura conscientizar os moradores sobre a importância de descartar o lixo nos locais indicados, evitando o acúmulo nas encostas, ruas ou servidões, o que pode ocasionar a obstrução de bueiros e de galerias, causando transtornos como possíveis alagamentos e até de slizamentos de terra.