Chuva em Teresópolis: Defesa Civil continua em estado de atenção

Município tem ocorrências, mas sem registro de vítimas

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, mantém o estado de atenção para toda a cidade de Teresópolis nesta quinta-feira (14). O alerta irá durar até o próximo sábado (16).

A Defesa Civil Municipal registrou ocorrências em alguns bairros de Teresópolis. A maioria deslizamentos de terra. Os casos aconteceram nos bairros Caxangá, Coréia, Granja Primor e Rosário. Riscos de quedas de árvores e de muros foram registrados nos bairros Tijuca, Várzea e Vargem Grande. Não houve registro de vítimas ou desabrigados.

Para garantir a segurança da população, a Defesa Civil conta com um sistema de alerta com 26 sirenes espalhadas pela cidade, acionadas remotamente ou no próprio local. Elas avisam aos moradores sobre a intensidade das chuvas e a necessidade de deixar as residências em área de risco e buscar os abrigos.

“Nós ficamos o dia inteiro monitorando e entrando em contato com todos os centros de meteorologia do Brasil e, se por acaso, soubermos de alguma informação que precise passar para a população, nós vamos repassar. Nós queremos uma cidade segura e com pessoas podendo trabalhar e seguir com a vida”, disse o Secretário Defesa Civil e de Meio Ambiente, Flavio Castro.

Serviços públicos

Também por conta do estado de alerta, a Secretaria de Serviços Públicos não realizará os trabalhos da operação tapa-buracos e troca de lâmpadas da iluminação pública. A suspensão acontece para garantir a segurança dos trabalhadores e para não causar mais transtornos ao trânsito da cidade.

Coleta de lixo

A coleta de lixo em Teresópolis segue normal. Entretanto, a Secretaria de Serviços Públicos solicita aos moradores que evitem deixar lixo acumulado nas ruas, em frente às residências e estabelecimentos comerciais, para evitar o entupimento de bueiros e alagamentos. “É preciso esperar o período chuvoso forte passar para voltar à rotina de colocação em frente às residências, respeitando os horários de passagem dos caminhões”, orienta o Secretário de Serviços Públicos, Beto Calixto.

Em caso de emergência ligue 199. Registre seu CEP por SMS pelo número 40199 e receba alertas da Defesa Civil.

Texto: Raphael Branco