CARRETA DA CARAVANA DO TRABALHO ESTACIONA EM TERESÓPOLIS NESTA SEXTA

Carreta vai inscrever jovens que desejem concorrer a uma das 540 vagas em cursos de qualificação profissional

Jovens com mais de 15 anos que desejam melhorar suas chances no mercado de trabalho terão uma oportunidade especial nesta sexta (7). A Carreta da Caravana do Trabalho vai estacionar na Praça Olímpica, na Várzea, para inscrever pessoas que quiserem fazer um curso com a chancela da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Ministério do Trabalho.

São 540 vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing. Não há pré-requisito de escolaridade para o participante, apenas que seja maior de 15 anos. O atendimento acontece entre 9h e 17h.

De acordo com o Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg, esta é uma excelente oportunidade para quem adquirir novos conhecimentos, ingressar no mercado ou busca uma recolocação. “Atrair cursos mais qualificados é uma orientação do Prefeito Vinicius Claussen, já que Teresópolis não tem um Campus de Instituição Federal. Essa aproximação é muito importante para a juventude porque abre inúmeras possibilidades”, disse.

Caravana

O Projeto Caravana do Trabalho, programa itinerante de qualificação social e profissional para a juventude, é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem o apoio da Prefeitura da Cidade de Teresópolis.

A proposta é democratizar e expandir a qualificação social e profissional nas áreas de difícil acesso, através de modos alternativos, como os itinerantes, de qualificação social e profissional.

Os participantes receberão material didático e uniforme gratuitamente e, ao final dos cursos, serão certificados pela UNIRIO e Ministério do Trabalho.

As aulas acontecerão à noite no Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes), em São Pedro, e na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso.

O projeto oferece duas formas de inscrição: na carreta do projeto ou pela internet, através do site www.caravanadotrabalho.org.br. A confirmação da matrícula é presencial, mediante apresentação de documento com foto.

Vagas também para professores e monitores

A Caravana do Trabalho também tem vaga para professores. As vagas são para docentes em Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Trabalho e Cidadania, para ministrar 80h do módulo básico dos cursos e monitores.

Ao todo, são 200h de aulas, divididas entre módulos básico e técnico. As vagas são limitadas. Inscreva-se no www.solazer.org.br. O prazo final das inscrições é sexta-feira, dia 07/12.

Serviço:

Carreta da Caravana do Trabalho