Você está visualizando atualmente Canil Municipal recebe visita técnica para planejar obras de ampliação da unidade

Abrigo ganhará novos espaços para melhorar a qualidade de vida de animais abrigados

Nesta quinta-feira (23), equipes da Prefeitura de Teresópolis realizaram uma visita técnica ao Centro de Triagem Animal, popularmente chamado de Canil Municipal, no Fischer. O espaço passará por melhorias que buscam garantir o bem-estar e tratamento dos animais abrigados.

O canil, que atualmente abriga cerca de 80 cães, recebeu equipes das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Obras Públicas, além da Primeira-dama Paula Schütte Claussen, madrinha da proteção animal.

Sob administração da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (COPBEA), o planejamento inclui a construção de novos canis para abrigar filhotes resgatados, espaços com maior luminosidade solar para animais separados, canis especiais para atender demanda de pós-cirúrgico de castração de fêmeas e outras melhorias para o bem-estar destes animais. Também haverá adequações no espaço destinado à equipe que trabalha no local.

“Este projeto é uma forma de melhorar nosso serviço, que abrange não só o resgate de animais em situação de rua e vítimas de maus-tratos como também o conforto deles no canil municipal”, explica o coordenador da COPBEA, Jackson Muci.

A reforma

De acordo com a COPBEA, em breve as obras serão iniciadas; serão feitas por uma empresa que presta serviços à SMS e pela equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que ficará responsável pela parte de alvenaria.

Causa animal em Teresópolis

Uma das marcas da gestão Vinicius Claussen, a causa animal é uma área em constante observação em todo o município. Políticas públicas e o serviço ofertado pela Prefeitura garantem não só a saúde animal, como também a humana.

A Prefeitura também realiza diversas ações que incluem processos licitatórios e disponibilização de medicamentos na SMS (Itraconazol, sob prescrição veterinária), entre outras atividades.

“Em nossa visita, comprovamos a dedicação e carinho com que os funcionários tratam os animais. Também agradecemos a parceria com os protetores que temos em nossa cidade. Continuamos com as castrações e feiras de adoção. Adote um amor para darmos uma vida feliz e digna aos nossos amigos, que pedem tão pouco e nos retribuem com tanto carinho”, disse a secretária municipal de Saúde, Dra. Clarissa Rippel Guita.

Texto: Raphael Branco

Imagens: Bruno Nepomuceno