Calçada para Todos: Teresópolis investe na acessibilidade das calçadas dos prédios municipais

Você está visualizando atualmente Calçada para Todos: Teresópolis investe na acessibilidade das calçadas dos prédios municipais
Compartilhar:

A reforma da calçada da Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Várzea, dá início à revitalização dos passeios públicos dos prédios municipais dentro do Programa Calçada Acessível. Desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), o programa tem o objetivo de padronizar e tornar as calçadas mais acessíveis.

Com um investimento de R$ 531.430,53, resultado de emenda parlamentar do Deputado Federal Hugo Leal, o convênio contempla outras cinco calçadas: do Palácio Teresa Cristina – sede da Prefeitura, abrangendo o entorno da Praça Governador Portella, da Câmara Municipal, dos Centros Administrativos Prefeito Celso Dalmaso e Manoel Machado de Freitas e da Rodoviária.

“Seguindo a política de mobilidade urbana prevista no programa municipal ‘Terê Tão Bela’, dentro do eixo ‘Calçada para Todos’, as intervenções cumprem a Lei das Calçadas Acessíveis (Lei Complementar Municipal 271/2020). Os passeios públicos terão piso tátil de alerta e direcional, com superfície antiderrapante, a fim de facilitar a circulação de todos, especialmente de idosos e pessoas com deficiência, permitindo aos cidadãos um deslocamento fluido, livre de obstáculos, seguro contra acidentes e inclusivo”, relata o Prefeito Vinicius Claussen.

Fotos: Bruno Nepomuceno